sexta-feira, 13 de julho de 2012

Alienação eleitoral

Flávio Azevedo

Navegando pelas redes sociais, olhando um comentário ali outro aqui, percebe-se claramente que as pessoas gostam de uma boa conversa fiada, que apreciam ser enganadas e preferem votar nos mentirosos. O volume de pedidos esdrúxulos, cobranças infundadas, reclamações com argumentações equivocadas e, sobretudo solicitações para que tudo continue como dantes é o que mais encontramos! Tudo é pautado nos benefícios pessoais.

Sinceramente, não vemos cobranças por políticas públicas voltadas ao emprego, a geração de renda, ao incentivo a Cultura, ao Turismo, ao Esporte, a Indústria, ao Comércio, a Agricultura, a Educação, ao Transporte e a Segurança. O que vemos é gente pedindo o patrolamento da sua rua, o remendo do bueiro na frente da sua casa, o remédio da mãe que faltou, uma vaguinha de emprego na Prefeitura, um cantinho no quadro de assessores daquele vereador etc.

Concordo que muitas solicitações simplórias são direitos garantidos e deveriam ser atendidos no ato. Contudo, a ausência de políticas públicas consistentes, sérias e com o foco no interesse coletivo não é cobrada pela população. A impressão que temos é que 80% das pessoas sequer sabem o que é isso. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores são encaradas como se fossem um grande balcão de emprego e/ou negócios, um banco social ou um supermercado onde se faz compras.

Diante desse cenário medonho, concluímos que enquanto os benefícios continuarem sendo oferecidos por simpatia e não por direito, o cenário reclamado permanece e as mudanças almejadas por quem vota e é votado não passa de conversa pra boi dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário