quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você paga o IPTU?

Flávio Azevedo

Cerca de R$ 18 milhões... Esse é o valor da dívida dos munícipes com a Prefeitura de Rio Bonito. Na última entrevista que fiz com então secretário municipal de Fazenda, Marcelo Lessa, ele revelou que a Prefeitura recebe apenas 50% do IPTU, algo em torno de R$ 3 milhões. Ou seja, outros R$ 3 milhões, que poderiam ser investidos em saneamento e pavimentação, não chegam aos cofres municipais.

Em tempos de tanta gente cobrando obras de saneamento e pavimentação aqui e acolá, eu gostaria de saber a quantas anda o IPTU desses reclamantes. Dia desses, um sujeito cheio de razão, que queria que eu fizesse uma matéria sobre o “abandono” do seu bairro, me revelou com a maior cara de pau, que ele mora na localidade há 20 anos, mas nunca pagou o IPTU. Falou achando graça, como se estivesse fazendo uma grande coisa!

Eu sei que essa reflexão, como outras que eu faço, vai fazer muita gente me olhar com antipatia, mas como eu não sou candidato a nada, eu não preciso ficar fazendo média com ninguém! Logo, a verdade será dita!

Contribui para esse tipo de cenário, a inoperância da Secretaria de Fazenda que é motada para não funcionar em algumas direções. É comum vermos os tradicionais políticos – aqueles que precisam desaparecer – passar a mão na cabeça do erro. Engana-se quem pensa que essa renúncia fiscal é feita por bondade.

Na verdade, existe muita maldade por trás desse ato de não cobrar do cidadão o que lhe é devido. Está por trás dessa falsa bondade, o interesse pelo voto do bobo que pensa ser o melhor político do mundo aquele que abre mão dos recursos que seria utilizados para o seu futuro bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário