domingo, 6 de maio de 2012

Deco – “O Mago Tricolor”

Flávio Azevedo

Anderson Luís de Souza, mais conhecido como Deco, nasceu em São Bernardo/SP, em 27 de agosto de 1977. Ele é um dos grandes meias do futebol brasileiro. Naturalizado português, depois de uma fase de contusões, o atleta, um personagem sempre discreto dentro e fora do campo, está em forma e arrebentando com a camisa Fluminense/RJ.

Antes de chegar ao tricolor das Laranjeiras, Deco jogou no Guarani, clube que o revelou; Juventus/SP e Corinthians, de onde saiu, ainda nas divisões de base para o CSA de Alagoas, que negociou o jogador para o futebol europeu.

O primeiro clube de Deco em Portugal foi o Benfica. Passou por Alverca, Salgueiro e acabou sendo dispensado pelo Benfica. O meia, porém, foi contratado pelo Futebol Clube do Porto, onde ganhou o apelido de “Mago” por conta das suas atuações geniais. Jogando no clube português Deco conquistou dois campeonatos portugueses, uma Taça da UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça de Portugal. Sem espaço na Seleção Brasileira naturalizou-se português e chegou a seleção portuguesa.

Considerado um jogador diferenciado também intelectualmente, Deco recusou inúmeras e milionárias propostas de grandes clubes europeus. De Portugal o luso-brasileiro só aceitou sair para o Barcelona. A proposta financeira era inferior as que ele já havia recusado, mas de acordo com o próprio jogador, era um projeto seu atuar no clube espanhol. “Desde pequeno eu sonhava jogar no Barcelona”, conta Deco em várias entrevistas.

O atleta atuou ao lado de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o e outras feras. Em 2006, pelo clube catalão, Deco venceu a Liga dos Campeões e foi ao Mundial de Clubes, do Japão. No jogo decisivo ele enfrentou o Internacional/RS, mas apesar da boa atuação o título ficou com o clube gaúcho.

Em 2008, o luso-brasileiro foi contratado pelo Chelsea. Depois da Copa de 2010, entretanto, o atleta perdeu espaço no clube inglês, que liberou o jogador para retornar ao futebol brasileiro. Depois de uma longa negociação Deco desembarcou no Fluminense em 7 de agosto de 2010, onde estreou numa partida contra o Vasco pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Durante o resto do ano, as lesões o atrapalharam a se firmar no time de Muricy Ramalho, mas a equipe sagrou-se campeã.

Em 2011, também atrapalhado pela sequencia de lesões, Deco não conseguiu uma sequência de jogos. Apesar de atuações decisivas na Taça Libertadores, o luso-brasileiro não conseguiu levar o Fluminense muito longe na competição sulamericana e também no estadual. O atleta chegou a pensar em encerrar a carreira, mas a sequência de jogos em alto nível no segundo semestre o animaram, sobretudo pelo fato das suas boas atuações terem contribuído para que o tricolor ficasse com o 3º lugar da competição e se classificasse para a Copa Libertadores.

No fim da temporada de 2011, o jogador renovou o contrato com o Fluminense até dezembro de 2012, declarou amor ao clube e tem tido, nesse primeiro semestre, atuações de encher os olhos do torcedor do Fluminense e de todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário