sábado, 28 de abril de 2012

Novo assassinato entre moradores de rua em Rio Bonito

Flávio Azevedo

Quase um ano depois do assassinato de um mendigo na Praça da Bandeira (04/05/11), outro crime envolvendo moradores de rua chama atenção da população riobonitense. Fabiano Conceição de Oliveira, o Mineiro, matou a pauladas, outro morador de rua, um homem identificado apenas como baiano. O assassinato teria ocorrido na manhã do último dia 25 de abril.

O assassino, que foi detido por guardas municipais, confessou a ação e disse ter apenas se defendido. De acordo com ele, portando um pedaço de pau, Baiano teria entrado no prédio da Estação Ferroviária, no Centro, onde ele dormia. Baiano dizia que iria matá-lo. Mineiro teria desarmado o outro morador de rua e batido na cabeça dele. O crime foi registrado na 119ª DP.

O outro crime

O chapa Edmar da Conceição Gaivoto (26), mais conhecido como Gilmar, morador da Jacuba, foi assassinado com golpes de barra de ferro, na manhã do último dia 4 de maio de 2011. O autor do crime foi Wanderson de Jesus Silva (32), que tem a mesma ocupação da vítima. O assassino, que também era chamado de Leandro, é morador do bairro Monteiro Lobato (BNH). O crime aconteceu por volta das 11h, na Praça da Bandeira, no Centro.

Segundo testemunhas, Edmar dormia em um dos canteiros da Praça, quando Wanderson se aproximou, com uma barra de ferro, de aproximadamente 1m, e golpeou a vítima no rosto. A polícia foi chamada. A vítima foi socorrida, levada ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), mas não resistiu o traumatismo e morreu. A agressão teria sido motivada por uma briga ocorrida dias antes. Os homens eram conhecidos pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Preocupação

Na edição 14 (maio de 2011), o jornal “O TEMPO” provocou a uma discussão sobre “população de rua” e comentou a necessidade de um albergue ou abrigo para essas pessoas. A matéria também comentou a presença de mendigos, pedintes e andarilhos na Praça da Bandeira e proximidades. O medo das pessoas também foi abordado.

A época, a dona de casa Maria das Graças Lima Santos, 46 anos, moradora do Centro, disse que mudou o horário das compras nos supermercados localizados próximo a Praça da Bandeira. Ela contou que um desses homens (mendigo) lhe pediu dinheiro. Diante da resposta negativa, o mendigo teria feito uma ameaça: “você não vai me ajudar? Tudo bem, mas isso não vai ficar assim. Eu sei que todos os dias você passa aqui. Espera só para ver o que vai acontecer”, teria dito o homem, que ela não soube dizer quem é.

Desde a sua primeira edição (abril de 2010), o grupo de mídias “O TEMPO” defende a implantação de um albergue municipal. Entretanto, as autoridades fizeram ouvido de mercador. Até os cães que viviam perambulando pelas ruas ganharam um abrigo, menos esses seres humanos carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário