segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jovens silvajardinenses lançam filme sobre gravidez precoce

Flávio Azevedo

Em tempos de valorização ao trabalho da atriz Zezé Macedo, uma das filhas mais ilustres da cidade de Silva Jardim, um grupo de alunos de escola pública do município está fazendo a diferença ao lançar o filme “Para Sempre Mãe”. O trabalho, que entra para a história do cinema e da dramaturgia da Região, foi lançado na sede da Associação Musical e Dramática Honório Coelho, na noite do último dia 14 de abril para um grande público.

O filme foi escrito e dirigido por Aline Jesus, de 21 anos. O curta narra a história de amigas que se tornaram mães na adolescência. As dificuldades enfrentadas por quem descobre uma gravidez não planejada também fazem parte do roteiro de “Para Sempre Mãe”. De acordo com a diretora, que pretende se formar em Arquitetura, “o objetivo é alertar a sociedade, principalmente os adolescentes, sobre os riscos de uma gravidez precoce”.

A ideia teve início em novembro de 2011, com alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual São Sebastião, em Silva Jardim. O trabalho recebeu o incentivo da professora de História, Silméia Vieira.
– A ideia era fazer uma peça de teatro que seria apresentada na escola, mas entendendo que um filme poderia explorar melhor o assunto escolhido, o pensamento inicial foi deixado de lado e os trabalhos foram concentrados na produção de um curta metragem – conta o também diretor geral Lucas Madureira.

As gravações foram iniciadas em dezembro, continuaram durante as férias de verão e foram concluídas no último mês de março. O filme tem cerca de 25 minutos, foi todo rodado em Silva Jardim e buscou explorar os cartões postais do município, como as praças, Amaral Peixoto, Elvira Alves do Nascimento; e o Calçadão do bairro Reginópolis.

Talento

O ator Lucas Madureira, de 17 anos, foi convidado para fazer a direção geral de arte, fotografia e adaptação de texto, além da trilha sonora, filmagens e edição. Muito talentoso e um dos principais atores do Projeto “Lona na Lua”, movimento cultural de Rio Bonito, Lucas, que é silvajardinense, conta que foi uma grande experiência e está muito feliz com o resultado.
– Nossa esperança é que o trabalho não acabe por aqui, mas que seja o início. Queremos que o filme rode muito, que as pessoas assistam, critiquem, digam o que poderia ter sido melhor, o que ficou ótimo... Mas o que realmente esperamos é que todos gostem – afirma Madureira.

Elenco

Participaram do filme, os atores Lethycia Amorim e Leonan Pestana (personagens prinicipais), Karinne Ferreira, Vania Nogueira, João Lucas Marinho, Raquel Antunes, Degiane Machado, Dandara Maxini, Gleyci Alves, Fábio Lins, Ângela Gomes, Andressa Viviani, Aline Vitalina, Aíla Jesus, Alexandre Oliveira, Ana Carolina Moraes, Gabriel Alves, Gabriel Xavier, Neemias Garcia e Michel Martins.

Além dos atores, o filme conta com a participação de Beatriz César, que se tornou mãe na adolescência. Ela dá depoimentos, durante o curta, sobre a sua experiência. As pesquisas que serviram de base para o trabalho foi desenvolvida por Francisco Carlos Júnior, Josué Campos, Karoline Albuquerque, Karolynne Guimarães, e Rogério Peres.

Presente ao lançamento do filme, o prefeito Marcello Zelão (PT) comenta que o curta prova aquilo pelo que ele vem batalhando desde que assumiu a administração municipal: que o povo silvajardinense é capaz, tem potencial e deve acreditar nas suas realizações.
– Não somos melhores nem piores que ninguém. Seja pobre, seja rico, nós somos iguais em potencial e temos capacidade. Esse filme mostra que podemos nos orgulhar de sermos silvajardinenses – analisou o prefeito, acrescentando que “a Cultura em Silva Jardim não tem um dono. Esse filme quebra o paradigma de que só quem tem dinheiro pode. Mostra que quando se tem vontade, mesmo sem estrutura e dinheiro é possível realizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário