domingo, 11 de março de 2012

Sheila Sá e Guto Prevot promovem tributo a Chico Buarque nessa sexta-feira

Flávio Azevedo

O show “Samba Chico, Erudito Popular” é a grande atração da noite próxima sexta-feira (16/03), a partir das 21h30min, no Esporte Clube Fluminense, no Centro de Rio Bonito. A iniciativa é dos músicos Sheila Sá (voz) e Guto Prevot (violão). O show pode ser classificado como um tributo a Chico Buarque de Hollanda, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB). Para promover o espetáculo, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO, do último dia 4 de março recebeu Sheila e Gutinho. A dupla deu uma prévia do que vai acontecer durante o show.

Por cerca de 1h30min os músicos falaram sobre o show; comentaram a ideia de realizar programações similares com foco em outros ícones da MPB; discorreram sobre a importância de Chico Buarque para a Cultura Brasileira; e abordaram a influência de Chico para as novas gerações.
– Tem uma frase famosa do próprio Chico que diz: “algumas pessoas tem medo de mudar, eu tenho medo da falta de mudanças”. A verdade é que Chico veio rever a forma de se escrever a música brasileira. Influenciado por Vinícius de Morais, ele começou de uma forma muito lírica, mas acabou assumindo a postura de crítico social e a partir daí passou a influenciar todas as gerações futuras – comentou Gutinho.

Por conta do carinho que desperta nos riobonitenses, o grupo de mídias “O TEMPO EM RIO BONITO” apelidou Sheila Sá de “a namoradinha de Rio Bonito”. Mas ela não chama atenção apenas pela beleza da voz e sua tradicional simpatia, porque é uma artista que tem formação superior na área da música. Questionada sobre a forma como Chico é olhado no meio acadêmico musical, Sheila afirma que ele é muito valorizado – mas ao mesmo tempo é muito temido – comenta a cantora, por se tratar de um compositor que tem músicas muito difíceis. “São melodias complexas, que exigem preparo e muito estudo da harmonia e das letras”, analisou.

Questionados sobre projetos futuros, Sheila e Gutinho o planejamento de um show similar ao “Samba Chico, Erudito Popular”, para homenagear a saudosa Elis Regina, que completou trinta de anos de falecimento no último dia 19 de janeiro. Sobre o cenário musical de hoje, onde é nítida a falta de conteúdo nas músicas, Sheila e Gutinho alegam que não existe publicidade para as músicas mais clássicas e revelam que os custos para esse estilo de música é bem maior. “Esse é, talvez, o grande diferencial de Chico Buarque e outros personagens da MPB que não foram apenas uma onda, porque se consolidaram e se eternizaram”.

Durante o programa, Sheila e Gutinho fizeram a promoção do evento apresentando, ao vivo, músicas como Pedro Pedreiro; Samba e Amor; Com Açúcar e afeto; Quem te viu quem te vê; Feijoada Completa; A Rita e Sem Compromisso. Segundo os artistas, os interessados em assistir o “Samba Chico, Erudito Popular” precisam correr porque as mesas já estão a venda, o número é limitado e a procura tem sido muito boa.

Informações na secretaria do Esporte Clube Fluminense ou através do telefone (21) 2734 – 0136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário