sábado, 17 de março de 2012

Sheila Sá e Gutinho Prevot celebram Chico Buarque no evento Samba Chico – Erudito Popular

Flávio Azevedo

O show “Samba Chico, Erudito Popular” foi a grande atração da noite de ontem (16/03), no Esporte Clube Fluminense, em Rio Bonito. A iniciativa dos músicos Sheila Sá (voz) e Guto Prevot (violão) agradou o público que não arredou pé até o final do evento, que ficou com gosto de quero mais. O show pode ser classificado como um tributo a Chico Buarque de Hollanda, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB).

O apresentador do show iniciou dizendo que “estamos aqui nesta noite para falar, homenagear e primordialmente cantar este mestre, este gênio das palavras. Falar de Chico, “o Chico das artes, o gênio, o poeta, Buarque boêmio”, é difícil, muito difícil. Mas pode ficar fácil, muito fácil, porque a música de Chico fala por ele, fala por si... Fala por nós”.

Sabedores do artista multifacetado que é Chico Buarque, a proposta de Sheila e Gutinho foi retratar o sambista, “provavelmente o maior dentre todos os Chicos”. As músicas apresentadas foram uma coleção daquilo que ele ouviu e o influenciou (como o samba de Donga e Noel); com um pouco do que ele cantou (a bossa-nova de João, Tom e Vinícius) e, principalmente, “com boa parte dos sambas que ele fez e nos influenciou, alegrou, inspirou, e premiou”, comenta Gutinho.

O público foi embalado com músicas como “Feitio de Oração” e “Chega de Saudade”, que abriu o show. Os turbulentos anos 60, época que Chico atua como ativista político, através das letras significativas e profundas das suas músicas, também foram retratados: “Pedro Pedreiro”, “Olê, Olá”, “A Rita”, “Com Açúcar Com Afeto”, “Quem Te Viu, Quem Te Vê” e “Carolina”, trouxeram um clima de nostalgia.

Já com o objetivo de relembrar os anos 70, os artistas cantaram melodias como “Ilmo. Sr. Ciro Monteiro”, “Festa Imodesta”, “Acorda Amor”, “Sem Compromisso”, “Meus caros”, “O Que Será”, “Você Vai Me Seguir”, “Feijoada Completa”, “Até o Fim”, entre outras. Destaque para “O Que Será”, que Sheila Sá destacou como uma das músicas mais difíceis de Chico; e “Feijoada Completa”, que levantou o público e fez os presentes cairem no Samba.

O show concluiu com reminiscências dos anos 80, mais precisamente 1984, quando o Regime Militar começa ruir no Brasil e a chegada do regime democrático era iminente e inevitável. Para rememorar esse tempo que contava sempre com presença marcante de Chico Buarque nos movimentos pró-democracia, “Pelas Tabelas” e “Vai Passar”, as últimas melodias da noite.

Patrocinadores

O show Samba Chico – Erudito Popular se tornou possível por conta dos patrocinadores que apostaram num evento de alto nível cultural e intelectual, como sempre acontece com tudo aquilo que leva a marca Chico Buarque. Foram eles: Iluminare, Escola Criar, Zaniboni Seguros, JORNAL E PROGRAMA “O TEMPO EM RIO BONITO”, Aécio Modas, Paulista Veículos, Auto Escola Peixe, Roma Gold Seguros, Jônatas À Rigor, Aluguel de Roupas; New Look Centro Estético (Ana Márcia, Nelsinho e Jordan); Contargui Contabilidade. O apoio cultural foi de Glauber Guadelupe – Advogado.

Menção honrosa

Uma saudação especial aos músicos Geasi, Matheus Prevot, Pedro e Bebê, que junto com Sheila Sá e Gutinho, deram um show musical como integrantes da banda que acompanhou as músicas da noite. Sonorização de Tiago Quintanilha; fotografia de Marllon Lopes e filmagem da DM Produções.

Menção honrosa também, à nova diretoria do Esporte Clube Fluminense, que vem se destacando na realização de eventos culturais importantes para Rio Bonito e, sobretudo para a formação das gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário