sábado, 10 de março de 2012

Rio Bonito participa do 1º Workshop Estadual de Defesa Civil

Flávio Azevedo

Representantes da Defesa Civil de Rio Bonito participaram no último dia 1º de março, do 1º Workshop Estadual sobre o Marco de Ação de Hyogo (MAH) da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi realizado pela Escola de Defesa Civil (EsDEC), órgão vinculado ao Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).

Realizado no anfiteatro do Instituto La Sale, os participantes do Work Shop debateram os protocolos de redução de riscos e desastres em áreas de risco dos 168 países membros da ONU.

O objetivo principal do Marco de Ação de Hyogo é aumentar o poder de resposta das comunidades frente às ameaças com a redução das perdas tanto humanas quanto materiais. O Marco foi assinado em 2005 pelos membros da ONU, dentre eles o Brasil. As nações se comprometeram a reduzir os riscos de desastres até o ano de 2015.

A EsDEC, em parceria com as Regionais de Defesa Civil (REDEC), apresentará durante todo o primeiro semestre, aos 92 municípios fluminenses, as 5 prioridades de ação do MAH, a saber:

- Fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade;
- Conhecer o risco e tomar medidas;
- Desenvolver uma maior compreensão e conscientização;
- Reduzir o risco;
- Estar preparado e pronto para atuar.

De acordo com o Tenente Coronel, Paulo Renato Martins Vaz, Diretor da EsDEC, em pouco tempo o estado terá um banco de dados com as 460 principais áreas de ameaças naturais do território fluminense. “Essas informações permitirão a confecção de um Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, que é uma das propostas do Marco de Ação de Hyogo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário