terça-feira, 20 de março de 2012

Mutirão contra a dengue em Silva Jardim

Flávio Azevedo

A Secretaria municipal de Saúde de Silva Jardim realiza nesta quarta-feira (21/03), a partir das 10h, um encontro para formar um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) que tem o objetivo de traçar uma parceria na organização das ações de combate à Dengue.

A reunião acontecerá no gabinete do Secretário Inácio Araújo, na Policlínica Municipal Aguinaldo de Moraes, e as ações terão a finalidade de reduzir a incidência de dengue clássico e evitar a ocorrência do tipo hemorrágico no município.

A Secretaria está convidando para o encontro, através de memorando-circular, representantes das várias secretarias e setores da Administração Municipal. Líderes comunitários, lideranças religiosas e demais personagens que podem atuar como multiplicadores, também podem contribuir com esse mutirão contra a dengue.

Um novo olhar é preciso

Um gabinete de controle da Dengue com constante atenção a doença e as suas causas deveria ser algo a ser pensado pelas prefeituras da nossa região. Conheço o trabalho do Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD), principalmente em Rio Bonito, e afirmo que os operários desse sistema trabalham bastante, mas a esses profissionais falta um pouco mais de tudo.

Em Rio Bonito, por exemplo, o PMCD precisa deixar de ser uma política de governo para tornar-se uma política de estado. Os funcionários do programa, por exemplo, não são concursados e essa lógica precisa mudar. O Brasil é um país tropical e grande parte da sua população ainda não tem consciência profilática e condutas de higiene com o seu próprio quintal. Sendo assim, os operários do PMCD não podem estar inseridos num programa que tenha prazo de validade.

Os chamados “mata-mosquitos” precisam ser profissionalizados e o setor deveria, já há mais de 10 anos, estar sendo povoado por funcionários de carreira do município. O tempo de ociosidade com a incubação do mosquito deveria ser empregado em campanhas eficientes de conscientização da sociedade, através de visita a escolas, empresas, igrejas e pontos de aglomeração de pessoas.

Além disso, também é importante as prefeituras terem consciência da importância dos investimentos em Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo). Essa é uma das ferramentas mais eficazes na luta contra a dengue, sobretudo na conscientização da população.

Informe-se e participe! A dengue é um problema de todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário