sábado, 17 de março de 2012

Prefeitura de Rio Bonito inaugura Colégio Municipal Maurício Kopke de forma oficial

Flávio Azevedo

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito inaugurou de forma oficial, na tarde do último dia 15 de março, o Colégio Municipal Maurício Kopke. A unidade está localizada na entrada do bairro Caixa D’ Água, no Centro e recebeu investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. A solenidade contou com autoridades municipais e a presença do prefeito silvajardinense Marcello Zelão (PT). Também participou da solenidade a professora Yacy de Matos Kopke, viúva do homenageado, que durante a sua fala ressaltou as qualidades e comportamento do saudoso professor.

Em entrevista a nossa reportagem, o diretor da Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb) e do Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens, Carlos Alberto de Moura Machado, o professor Betinho, que foi aluno de Kopke, disse que o saudoso professor era uma pessoa que tinha o carinho dos alunos por ser mestre, mas também amigo.
– Ele sempre se comportava como amigo dos seus alunos. Não são poucas as experiências e histórias pitorescas que podemos contar do professor Maurício Kopke, que tinha talento para várias outras áreas. Lembro bem da mesa que ainda existe na casa dele. O utensílio foi ele mesmo quem fez através de um dos seus dotes: a marcenaria – destaca Betinho.

O Colégio Municipal Maurício Kopke foi erguido onde funcionava o antigo barracão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). De acordo com o prefeito José Luiz Alves Antunes, na primeira fase da obra foi construída 15 salas de aulas, toda infraestrutura de banheiros (comuns e adaptados), secretaria, refeitório, biblioteca e sala de informática. “Nós tentamos dar o máximo de acesso aos alunos com necessidades especiais, com a construção de rampas, piso antiderrapante e corrimão em dois níveis”, comentou.

De acordo com chefe do Executivo, a intenção é construir numa segunda fase, outras 30 salas de aulas, perfazendo um total de 45, que funcionarão nos quatros blocos do prédio. “As instalações são modernas, feito com materiais de primeira qualidade e tudo está estruturado para abrigar os cerca de 3 mil alunos que estamos pretendo receber aqui quando o prédio estiver totalmente concluído”, destacou o prefeito.

Experiência na direção

A diretora Cristina Mello (esquerda), que terá como vice-diretora, a professora Elisabeth Moraes (direita), disse que das 900 vagas oferecidas, cerca de 800 já foram preenchidas, prioritariamente por alunos das escolas Paulo Pfeil e Barãozinho. As vagas são para alunos que estejam cursando o primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. Com cerca de 30 anos de experiência no magistério, sobretudo quando o assunto é gestão de pessoal (o que não é fácil), a professora Cristina Mello, junto com uma equipe competente foi responsável por reerguer do Colégio Estadual Dyrceu Rodrigues da Costa.
– Sei que a minha responsabilidade é grande, as expectativas quanto ao meu trabalho são muitas, eu encaro como mais desafio e para mim essa é uma experiência nova. Eu, porém, nunca fiz nada sozinha. O trabalho positivo que atribuem a mim, lá no Dyceu, foi fruto de uma equipe preparada, entusiasmada e, principalmente comprometida. Somente assim é possível fazer um trabalho de excelência – analisou a diretora.

O principal desafio da nova escola, segundo Cristina Mello é o aluno, que ela considera ser o grande objetivo de qualquer educador. “Essa escola é linda, tem uma estrutura fantástica, mas o professor é quem dá vida a tudo isso. Acredito que a parte pedagógica é o coração de qualquer unidade de Educação. Falta de merenda, falta de material, coisas que me informaram que aconteceria, não estão ocorrendo e os poucos problemas, coisa normal no início do trabalho, estão sendo resolvidos”, disse.

A diretora ressaltou ainda, que “agora que já ocorreu a inauguração, o próximo passo é chamar a equipe pedagógica para a criação dos projetos”, iniciativa que foi a marca de Cristina enquanto esteve na direção do Colégio Dyrceu e deu excelentes resultados.

Fim da polêmica

Depois de alguns meses de desnecessária polêmica e infrutífera queda de braço entre os poderes Executivo e Legislativo (por conta do nome da unidade), imperou o bom senso. O prefeito decidiu agir de maneira diplomática e nomeou o prédio de Complexo Municipal de Educação, onde estão inseridos o Colégio Municipal Maurício Kopke e a Quadra de Esportes Osvaldo José Mariano, antiga área de lazer do bairro que foi totalmente revitalizada e encampada ao ambiente da nova unidade escolar.

Reflexão

Virou modinha na “cidade risonha” chamar a atual administração de “governo de cimento”. Eu afirmo que agiria diferente do prefeito em várias ocasiões. Entretanto, essa conversa de “governo de cimento” é a última grade conversa fiada criada por aqui. Esqueceram que toda obra é inanimada e quem coloca vida nesses lugares são as pessoas.

Todavia, colocar vida nas coisas só é possível quando não se está de má vontade por convicções partidárias favoráveis ao governo ou contrárias a ele. Boa vontade e dedicação, à escola e aos alunos, algo raro nos dias de hoje! Na entrevista, Cristina, a diretora da nova unidade, já deu a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário