sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Quem são os zeros à esquerda na política?

Flávio Azevedo

Dias atrás uma pessoa me perguntou, no Facebook, o que eu achava de determinado pré-candidato a vereador. Já no meu Blog, outro leitor me perguntou por que eu classifiquei determinado parlamentar de “zero à esquerda”.

Diante dessas perguntas, e sabedor que eu sou um formador de opinião, eu quero esclarecer que para mim as principais funções do vereador são:

*Representar o povo cobrando do poder Executivo (Prefeitura), ações que contribuam para o bem-estar da sociedade;

*Fiscalizar para o povo (e pelo povo), a forma como os recursos públicos estão sendo usados pelo poder Executivo e Legislativo;

*Criar leis que tenham como fim, beneficiar a sociedade em sua coletividade.

Detalhe: penso que distribuir cesta básica; ajeitar exames; comprar remédios; fazer excursões para hospitais do Rio de Janeiro (levando doentes); presentear eleitores com telha, tijolo, areia, cimento, tinta, carteira de motorista, entre outras coisas; não é o papel de nenhum político. No caso do vereador, ele tem que trabalhar para que a Prefeitura ofereça esses serviços, sobretudo aos mais carentes.

Para mim, qualquer político que tenha perfil assistencialista (e são quase todos) é um zero à esquerda e não está apto a compor qualquer parlamento!

O amigo leitor irá me perguntar: “Como fazer isso?”. Eu respondo: “Mudando o sistema... Excluindo da sociedade as malditas moscas (puxa sacos e afins)... Extirpando das esferas de poder, as figuras que sustentam as malditas moscas.

Porém, o inseticida mais potente para acabar com moscas e criadores é a Educação e o voto consciente (uma não anda sem a outra). Sem Educação, não existe consciência; e sem consciência, não se busca a Educação.

Concordo ser essa uma equação difícil de resolver – alguns classificarão como impossível –, mas esse cenário perverso é medonho nos atinge direta e indiretamente, e usar esse inseticida é determinante nessa questão de mudar o sistema!

Um comentário:

  1. Para tanto, é necessário solicitar ao ministério da saúde o evacoamento da prefeitura para dedetição total.

    ResponderExcluir