sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Slackline... Pode? Não pode? E porque não pode?

Flávio Azevedo

Eu estou pasmo... Estarrecido... Fiquei boa parte da noite de ontem (19/01) pensando na questão, mas não encontro nada razoável que possa justificar a proibição da prática do Slackline naquele espaço gramado que foi urbanizado próximo ao Rio Bonito Atlético Clube (RBAC). Aliás, o local já era freqüentado pelos praticantes desse esporte antes de ser embelezado. Mas o texto do jovem Arthur Machado, de apenas 18 anos, escrito no Facebook, demonstra que ele tem uma qualidade rara entre os jovens atuais: espírito de liderança.

De acordo com o texto de Arthur, por volta das 13h50min, enquanto ele praticava o Slackline, ele foi abordado por Guardas Municipais que o informaram estar proibida a prática do esporte no local. A determinação seria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A justificativa seria a danificação da grama. Arthur comenta também, que o Slackline é praticado sobre uma fita e que os seus praticantes quase não usam a grama, que é tocada apenas para descansar enquanto outro praticante realiza as piruetas naturais ao esporte (sobre a fita).

Indignado, ele informa aos amigos e colegas praticantes do Slackline, que “a partir de hoje estamos proibidos de praticar o SLACK na pracinha (local da foto), com o intuito de preservar a grama do local. E, agora, praticantes do Slack e adolescentes de Rio Bonito, vamos deixar por isso mesmo? Não podemos mais fazer o esporte que gostamos em lugar publico? Compartilhe e curte (no Facebook) se você é contra esta injustiça”.

Bem, como eu disse anteriormente, o nosso Arthur Machado, através desse relato corajoso e arrojado, mostra uma coisa rara nos jovens modernos: espírito de liderança. Parabéns!

Mas vejam bem: há algum tempo eu estou tentando fazer uma matéria com os praticantes de Skate (eles pleiteiam, inclusive, a construção de uma área para a prática do esporte), mas não consigo falar sobre o assunto, porque os praticantes têm vergonha de falar (com quem conversei até agora) e não há uma organização, uma liderança que se pronuncie oficialmente sobre o esporte em nossa cidade, embora o número de praticantes esteja crescendo a olhos vistos.

Concordo que lá no fundo, todo esporte é uma grande brincadeira, um momento de recreação, mas organizar é importante. Para quem acha isso desnecessário, vale dizer que se os praticantes de Slackline, de Skate ou de Peteca, tiverem algum tipo de organização, eles serão olhados pelo poder público de maneira diferente. Eu não tenho dúvidas que existindo organização, episódios desagradáveis como esse que aconteceu com o simpático Arthur, certamente seriam evitados.

Diante dessa questão, eu não posso me furtar de abordar duas coisas. A primeira: que ninguém rotule o legítimo manifesto do Arthur Machado como picuinha partidária, pelo fato dele ser filho de Vencerlau Machado (político)! Arthur é cidadão e reivindica legitimamente o direito de praticar um esporte. Segundo ponto: Arthur, você não deve convocar apenas os adolescentes e praticantes do Slackline. A sociedade também tem que ser convocada, sobretudo os pais de cada praticante. E tenha certeza que o grupo de mídias “O TEMPO EM RIO BONITO” (jornal, rádio e mídias sociais) também está nessa luta.

O que é o Slackline?

Segundo sites que falam sobre essa modalidade esportiva, o Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio. O esporte teria nascido em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite (EUA). Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar.

Também conhecido como corda bamba, o Slackline significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém, sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. O esporte é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de cinco anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

2 comentários:

  1. A Guarda Municipal de RB só está servindo mesmo para isso: cuidar de "nossas" gramas. Pode ser que eles estejam preocupados em garantir a alimentação de algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Aula particular e kits para venda da mais nova mania do Brasil slackline (corda bamba) em Ipanema,Rio de Janeiro RJ,onde se trabalha toda parte aerobica do corpo e abdomem.Desenvolvimento de equilibrio e concentração,auto-estima,auto-conhecimento,além de proporcionar lazer e diversão.
    Contato:
    José Helu
    (21) 9519-5069 (Vivo)

    Facebook:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000980837308

    Meu blog sobre o assunto:
    www.slacklineareia.blogspot.com

    ResponderExcluir