quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lona na Lua entre os finalistas do Prêmio Rio Sociocultural

Flávio Azevedo

O Projeto “Lona na Lua” está entre os 10 finalistas da 3ª edição do Prêmio Rio Sociocultural. Os cinco vencedores serão conhecidos em março em solenidade que acontece no Rio de Janeiro. Os dez projetos finalistas serão contemplados com R$ 3 mil e os cinco vencedores ganharão mais R$ 5 mil cada. Serão distribuídos também notebooks e certificados especiais do Sebrae para os cinco Pontos de Cultura de destaque.

Os selecionados buscam soluções simples, inovadoras e que dispensem grandes investimentos. Devem ter também potencial multiplicador para outras cidades, e ainda incluir segmentos culturais marginalizados, valorizar grupos culturais locais, e promover o desenvolvimento sustentável.

Em sua terceira edição, o Prêmio Rio Sociocultural contou com todos os 92 municípios fluminenses representados, entre as mais de 320 ações inscritas. É um recorde em relação às edições anteriores. Os dez finalistas foram escolhidos por uma comissão formada por representantes das instituições parceiras do Prêmio.
O Prêmio Rio Sociocultural conta com patrocínio da Ceg Rio e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae.

Os 10 finalistas

Projeto Mestre Fantoche Escola, de Macaé;
Oficinas Grupo Teatro Novo, de Niterói;
Cordel com a Corda Toda, de Nova Iguaçu;
Livro no Ponto, de Petrópolis;
Educando e Musicalizando São Sepé, de Pinheiral;
Projeto Lona na Lua, de Rio Bonito;
Mandala dos Saberes – Uma tecnologia Social, do Rio de Janeiro;
Projeto 5 Visões – Formação Técnica em Audiovisual (P5V), do Rio de Janeiro;
Projeto Dançarte, de São Fidélis;
Plantando Ideias, Colhendo Soluções; de São José de Ubá.

O que é o prêmio?

De acordo com o site do Prêmio Rio Sociocultural, o projeto marca presença como um importante reconhecimento às ações socioculturais do Estado do Rio de Janeiro e tem a certeza de contribuir para consolidar a identidade do povo fluminense. A realização é do RIOSOLIDARIO e do Instituto Cultural Cidade Viva, apoiada pelo SEBRAE/RJ, com o patrocínio da Ceg Rio e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ele já contabiliza, em apenas duas edições, um total de 438 ações inscritas representando 80 municípios.

O Prêmio Rio Sociocultural tem o objetivo de identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, criando potencial para que projetos que tenham esse perfil se multipliquem. Cinco representantes das instituições parceiras formarão um Comitê Técnico, responsável pela seleção das dez ações finalistas, das quais cinco se consagrarão vencedoras (sem ordem de classificação) por julgamento de um Júri de excelência, especialmente convidado.

Dirigentes, produtores de renome, patrocinadores, alunos de escolas de gestão e produção cultural, formadores de opinião, entre outros, serão convidados a formar uma Comissão Especial, dando parecer sobre os finalistas, constituindo assim, um vasto acervo de depoimentos que será fundamental para o futuro dos premiados. Dessa forma que os vencedores saem do anonimato, ganham respeito, conquistam apoios e crescem na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário