sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Proerd forma 160 alunos em Rio Bonito


O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) formou cerca de 160 alunos de escolas públicas de Rio Bonito, na tarde do último dia 13 de dezembro. A solenidade aconteceu no Esporte Clube Fluminense e contou com a participação de diversas autoridades do município. Parabéns aos alunos!

O que é?

O Proerd desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas para coibir as ações criminosas que estão destruindo a sociedade.

Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico. O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu ambiente. A família, a polícia e a escola foram fatores preponderante que motivaram em 1983, a criação do DARE pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA). O propósito era de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

No Brasil o programa chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, quando recebeu o nome em português de Proerd, que tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar através do fornecimento de informações sobre álcool, tabaco e drogas. Ao aluno também é ensinado, na prática, as formas de dizer não às drogas. O Proerd orientar os estudantes a tomar decisões e a conhecer as conseqüências de seus comportamentos; e por último, ma não menos importante, trabalha a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário