quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Centro de Oncologia começa funcionar na próxima segunda-feira (02/01)

Flávio Azevedo

A partir do próximo dia 2 de janeiro, os pacientes de Rio Bonito e região que fazem tratamento contra o Câncer serão atendidos no Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), que é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). A unidade está instalada no antigo ambulatório do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Embora a unidade fisicamente estivesse pronta, o início do funcionamento dependia de trâmites burocráticos relacionados ao governo estadual e federal.

Por ser uma Unacon, o CORB não vai tratar de pacientes com cânceres raros. Já os tumores mais comuns (Mama, Próstata, Intestino, Estômago, Pulmão, Pele, região ginecológica e urológica), que são cerca de 85% dos casos que se manifestam serão tratados no CORB. Para o tratamento dos casos mais raros (cânceres na região da cabeça, do pescoço, a leucemia, as doenças infantis), o governo prioriza o Inca como referência, “para que o tratamento dessas doenças alcance a expertise desejada”, explica o administrador da unidade, o médico Marcelo Pereló.

Depois de inaugurar o CTI e ver entrando em funcionamento a Unacon, a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, disse que o próximo objetivo é construir uma UTI Neo-natal em Rio Bonito.

Relembrando

Em entrevista concedida ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, no dia 21 de agosto, Marcelo Pereló comentou que “a nossa expectativa é que em breve nós tenhamos cerca de 1,5 mil pacientes em tratamento de quimioterapia e estejamos realizando 250 cirurgias por mês”. A qualificação da equipe do CORB é excelente. No quadro de médicos da unidade, por exemplo, profissionais de ponta da área de oncologia, como Cláudio Calazans e Luiz Eduardo Prata, que desempenharam cargos importantes no Inca, estarão atendendo a toda comunidade.
– O cidadão mais humilde de Rio Bonito e região será tratado por médicos que ele não teria acesso se estivesse fazendo o seu tratamento no Inca. Aqui, porém, esses especialistas estarão na linha de frente do CORB – destacou Pereló.

Além da terapia desgastante e o impacto da doença, o transporte até o local de tratamento é outro problema que atinge o portador do Câncer. Algumas pessoas precisam acordar muito cedo – 4h ou 5h – para embarcar na condução oferecida pelo município. “Chegando lá, passam por um procedimento de 15 ou 30min, mas se veem obrigadas a ficar por lá até o período da tarde para regressar no ônibus que trás de volta todos os pacientes. E como essa pessoa se alimentou?”. Ainda segundo Pereló, alguns pacientes que eram atendidos em Cabo Frio, agora, farão o tratamento aqui em Rio Bonito, bem mais próximo de casa, o que ajuda significativamente o tratamento.

O impacto financeiro na renda familiar é outra realidade apontada pelo médico como um problema comum que atinge a pessoa afetada por um Câncer.
– Quando a pessoa descobre a doença, por conta do tratamento é comum que ela deixe o trabalho. Geralmente, esse doente tem um acompanhante, que dependendo da situação, também se vê forçado a abandonar o emprego. Ou seja, o impacto econômico para aquela família é considerável – analisa Pereló, que acredita ser a proximidade do local de tratamento, um atenuante significativo para que o paciente passe a ter mais dignidade e maiores chances de cura.

Um comentário:

  1. Oi...bom dia estou com parente agregado ao corb daí RioBonito aguardando através hospital de Maricá estágio avançado com burocracias q impedem dela se tratar expirou os 3 meses pela lei até curativos aqui nem fazem se negaram paciente perdendo muito sangue ela esteve aí pedindo socorro e a mandaram de volta desumano!!obgd

    ResponderExcluir