domingo, 13 de novembro de 2011

Monsenhor Gens vence etapa masculina de Handebol dos JERBs

Flávio Azevedo

A equipe de Handebol do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens não encontrou dificuldades para vencer a etapa masculina da modalidade, nos XIII Jogos Estudantis de Rio Bonito (JERB). A competição aconteceu ontem (12/11), no Ginásio Antonio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC). Novamente a torcida arco-íris (união de torcedores) jogou contra o Monsenhor, mas não adiantou. No fim do jogo o placar marcava 14x4 para o Monsenhor Gens, que venceu, na final, o Colégio Estadual José Matoso Maia Forte, da Praça Cruzeiro.

Na equipe do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens, destaque para o conjunto, o espírito de grupo e a categoria do armador Eduardo Moreira, de 15 anos. O atleta também é jogador do Mauá/São Gonçalo e já disputou, inclusive, o Campeonato Brasileiro de Seleções de Handebol, defendendo o estado do Rio de Janeiro. No Colégio Matoso, destaque para Cláudio, um jogador de boa estatura, voluntarioso, habilidoso, que, se trabalhado, pode se destacar na prática do esporte.

Futuro promissor

A nossa reportagem conversou com Eduardo Moreira, que pretende ser profissional de Handebol e disse já estar se preparando para buscar melhores treinamentos em São Paulo. Sobre o resultado positivo nos JERBs, o atleta disse que a vitória do Monsenhor foi alcançada por conta do trabalho forte que é feito pelo professor Luis Gustavo Machado, o Popó, que treina regularmente a modalidade.
– Nós fazemos um trabalho muito forte. Não é o meu objetivo menosprezar ninguém, mas enquanto outras equipes se juntam para disputar os JERBs, nós treinamos desde o início do ano, duas vezes por semana e o resultado é esse – diz Eduardo.

Praticante de Handebol há quatro anos, antes de começar a praticar essa modalidade, Eduardo jogou Futsal, Basquete, mas diz que se encontrou realmente na prática do Handebol, modalidade que ele conheceu a convite de um amigo. “Fui jogando, participando de competições e pretendo seguir carreira. Sei que para evoluir mais, adiante terei que ir para São Paulo, porque o Rio de Janeiro não tem tradição na prática desse esporte”, comenta o atleta, que é fã do alemão Pascual Renzi (HSV Hamburg) e da húngara, Anita Gorbicz (Gyory).
– Esses atletas são referência para mim. No caso do Renzi, ele chuta muito bem de fora, é alto e muito preciso. Já a Anita Gorbicz é uma atleta extremamente inteligente. Eu me espelho muito nela, jogo com a camisa 13 igual a ela, e se eu chegar ao nível desses atletas, também chegarei a Seleção Brasileira, à Europa e quem sabe até consigo ajudar o Brasil conquistar a Olimpíada de 2016? – sonha acordado o handbolista.

“É possível”

O professor de Educação Cívica, Luis Gustavo Machado, o Popó, concorda que é possível Eduardo Moreira se tornar profissional, porque “é um atleta obstinado, que sabe o que quer. Acredito que ele pode sim sonhar com uma carreira, mas ele terá que sair do Rio de Janeiro, porque o Handebol aqui está muito distante do que é praticado em São Paulo e no Paraná, estados que oferecem melhor estrutura para os treinamentos desse esporte”, comenta Popó, que assegura ser o apoio da família fator determinante para o sucesso na carreira.

Ainda segundo Popó, não se pode praticar esporte pensando apenas em ganhar dinheiro. “Mas esse é um problemas que encontramos em muitos pais, que sempre estão pensando nessa questão. Eles esquecem que também é preciso pensar no desporto. Deixo, inclusive, um apelo aos políticos, porque ao contrário do que eles pensam, o investimento em esporte dá retorno e investir nessa direção é importante para alcançarmos uma sociedade que pensa no social e no cidadão, porque hoje, o objetivo é o voto”, alfinetou.

Artistas do Espetáculo

Para garantir o título masculino de Handebol, o Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens entrou em quadra com Matheus Cunha, Mateus Freitas, Gabriel Alves, Luiz Felipe, Victor, Bernard e Eduardo. Na suplência o Colégio Cenecista contou com Ramon, João Gabriel, Rafael, João Pedro e Pedro. Treinador: Luis Gustavo Machado (Popó).

Já o Colégio Estadual José Matoso Maia Forte formou com Mateus Guimarães, Gabriel, Sanderson, Cláudio, Pedro, Marcos Vinícius e João Paulo. Na suplência, Hugo, Rodrigo, Mateus Siqueira, Yago e Antonio Carlos. Treinador: Humberto Corrêa.

A terceira colocada, a Escola CRIAR, contou com Matheus, Gabriel, Lucas, Tiago, Rômulo, Rodrigo, Yago. Na suplência, Yan. A equipe também é orientada por Humberto Corrêa.

A arbitragem é da equipe de profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, organizadora dos jogos.

Um comentário:

  1. Grande matéria parceiro!

    Deicou bem claro para todos o valor que o esporte tem para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir