sábado, 5 de novembro de 2011

Monsenhor Gens vence etapa feminina de Handebol dos JERBs

Flávio Azevedo

Depois de vencer o Colégio Rio Bonito (12x1), a Escola Municipal Raulbino Pereira de Mesquita (16x2) e, na grande final, o time do CRIAR (14x8), o Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens venceu a etapa feminina de Handebol, dos XIII Jogos Estudantis de Rio Bonito (JERB). A competição aconteceu hoje (5/11), no Ginásio Antonio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC). Apesar da torcida arco-íris (união de torcedores contra uma equipe), o time do Monsenhor Gens não se abateu e venceu os seus jogos com facilidade.

Na equipe do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens, destaque para o conjunto da equipe, que joga junto há muito tempo e vem conquistando as melhores colocações em quase todas as competições que participa. Destaque individual para a central Letícia Valente, de 15 anos. Dentro de quadra a atleta demonstrou, nas três partidas, garra, raça, técnica, disposição, habilidade e liderança. Questionada pela nossa reportagem quanto ao seu futuro, Letícia disse que caso tenha oportunidade pretende seguir carreira no Handebol, esporte que pratica há cinco anos.

"Precisamos de mais competições"

O professor de Educação Cívica, Luis Gustavo Machado, o Popó, concorda que além dos JERBs, outras competições deveriam ser organizadas no município para estimular a prática, não só Handebol, mas também do Voleibol e do Basquetebol.
– Apenas uma competição no ano é muito pouco! Houve um tempo que nós não tínhamos nem os Jogos Estudantis. Agora, já pelo segundo ano consecutivo os Jogos estão sendo realizados. Torço para que no próximo ano aconteça e que o próximo governo, seja esse (atual administração) ou outro, dê continuidade aos Jogos Estudantis porque a prática do Esporte é muito importante – disse Popó, que acredita ser o esporte uma ferramenta importante na luta contra a criminalidade e as drogas, “uma coisa que está presente em Rio Bonito e tem trazido sérias complicações”.

O professor acredita que para levar a excelência do Handebol e de outros esportes para todas as escolas o incentivo tem que partir das escolas, “que, às vezes, embora tenha espaço, não vê a dedicação a um único esporte com bons olhos”. Ainda segundo Popó, “a grande diferença do time do Colégio Cenecista para as demais escolas é que nós treinamos o ano inteiro, diferente de outras unidades escolares que se juntam para disputar os jogos. Alguns atletas sequer conhecem as regras da modalidade esportiva que está sendo disputada”, analisou o professor.

Sobre esse assunto, o professor e diretor da Escola CRIAR, Humberto Corrêa, comentou que o diferencial do Colégio Monsenhor Gens é o professor Luis Gustavo Machado, “um apaixonado pelo Handebol, que trabalha muito bem essa modalidade e a escola tem treinamento específico para o handebol, o que ainda não é possível fazer em outras escolas”. Humberto também acredita que os incentivos a outros esportes, além do futebol, também precisa ser pensado pelo poder público e pela sociedade de maneira geral.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronen Antunes também atribui ao professor Luis Gustavo Machado, o bom desempenho do Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens nessa modalidade (Handebol), mas destaca a boa participação das escolas públicas nos Jogos Estudantis e afirma que “cada professor tem um esporte da sua preferência, e geralmente, ele se empenha nesse esporte preferido”, ponderou.

As equipes

Para garantir o título feminino de Handebol, o Colégio Cenecista Monsenhor Antônio de Souza Gens entrou em quadra com Nathalia, Ana Beatriz Silva, Letícia Valente, Bárbara, Thais e Beatriz Borges. Na suplência o Colégio Cenecista contou com Nalem, Victória, Inêz, Beatriz Santos, Amanda, Tiana e Evelin. Treinador: Luis Gustavo Machado (Popó).

Já a Escola CRIAR formou com Lívia, Luma Borges, Mariana, Tainá, Bruna, Gabriele e Luma Araújo. Na suplência, Thácia e Ana Beatriz Ferreira. Treinador: Humberto Corrêa.

A terceira colocada, a Escola Municipal Raulbino Pereira de Mesquita (Parque Indiano), contou com Mara, Daiane Santana, Daiane Souza, Thaís, Juliana, Gabriela e Marceli. Na suplência, Jéssica, Valéria e Drieli. A equipe é orientada pela professora Ana Cláudia Nascimento.

Um comentário:

  1. Parabéns a ótima cobertura do Esporte em nosso cidade parceiro.

    Prof. Luiz Gustavo.

    ResponderExcluir