quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hemonúcleo de Rio Bonito realiza "Semana do Doador de Sangue"

Flávio Azevedo

O Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva realiza a partir dessa segunda-feira (21), a “Semana do Doador de Sangue”. O objetivo do evento é captar doadores para aumentar os estoques do hemonúcleo. O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado no dia 25 de novembro (sexta-feira), mas a equipe do Banco de Sangue planejou uma semana de atividades. De acordo com a coordenadora do hemocentro Dilma Fourny, com a chegada do verão, do período das férias e das festas de fim de ano, os doadores diminuem e as campanhas precisam ser enfatizadas.

– Nós queremos agradecer e parabenizar a todos os doadores de sangue pelo seu dia. De abril de 1994 até o último mês de outubro, ou seja, 17 anos, nós recebemos 28.563 doações. Certamente esses doadores ajudaram a salvar milhares de vidas. Esta data também tem como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue, porque com a chegada das festas de fim de ano, o número de doações diminui consideravelmente – comentou a coordenadora, destacando que “esse é um gesto de solidariedade e nós estamos aqui abertos a visitação daqueles que além de doar o seu sangue queiram conhecer as instalações do Hemonúcleo”.

Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 67 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. “Não precisa estar em jejum, mas é bom que a pessoa não coma alimentos gordurosos no dia anterior à doação e que traga um documento de identidade”, orienta Dilma, afirmando que o processo é rápido, seguro e indolor.

Primeira obra

Visitando o Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva na tarde da última quinta-feira (21), o prefeito José Luiz Antunes comentou que o Banco de Sangue foi a primeira obra do seu primeiro mandato (93/96). “Eu lembro que naquele tempo era um sufoco terrível quando alguém precisa de uma transfusão de sangue. Quantas vezes nós estávamos no Centro da cidade e passava o carro de som pedindo que as pessoas se dirigissem ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) para doar sangue porque alguém estava precisando”, recorda o prefeito.

Durante a visita o prefeito fez um apelo à população de Rio Bonito e região: “eu peço que a população se sensibilize e venha fazer a sua doação de sangue, porque nós nunca sabemos a hora que iremos precisar. Eu já doei, eu já precisei e, por isso, eu sempre digo que precisamos aproveitar essas oportunidades, como essa Semana do Doador, para fazermos a nossa parte”.

Ampliação do setor

De acordo com o vice-prefeito Matheus Neto (PSB), que acompanhava o prefeito na visita ao Banco de Sangue, nos próximos meses, o setor vai passar por melhorias estruturais importantes para que o serviço seja oferecido com mais excelência e conforto aos usuários do Hemonúcleo.
– Nós já recebemos alguns novos equipamentos para o Centro de Hemoterapia, cumprimos uma antiga exigência da Vigilância Sanitária, que é um contrato de manutenção dos equipamentos do setor, para que eles sejam reparados de imediato quando apresentarem algum tipo de avaria. Nós também adquirimos equipamentos novos e em relação a estrutura física, estamos resolvendo alguns entraves junto a Caixa Econômica Federal, mas acredito que em pouco tempo nós estaremos liberando os recursos para licitarmos essa obra – comentou Matheus.

O vice-prefeito também pediu que a população participe de mais essa campanha de doação de sangue. Na ocasião, Ele classificou os doadores como voluntários espontâneos e voluntários estimulados. “O espontâneo sempre faz a sua doação. A ele não importa a época. O que importa é colaborar. Já o voluntário estimulado só comparece ao Banco de Sangue diante de uma comoção ou de um problema de Saúde na família. Porém, as pessoas não sabem que depois da doação, o sangue ainda leva algum tempo para ser liberado para o paciente. Por isso, eu sempre afirmo ser tão importante estarmos com os estoques sempre em dia”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário