domingo, 13 de novembro de 2011

Favela da Rocinha... O que tem por trás do espetáculo?

Flávio Azevedo - Reflexões

Todas as vezes que eu vejo, no noticiário, as armas que são apreendidas nas favelas, eu fico me perguntando por que as autoridades não encerram as atividades da indústria de armas que abriram nessas comunidades. Depois eu me lembro que na favela não tem fábrica nenhuma, muito menos de armas. Aliás, segundo informações, o Brasil não fabrica armamento. Mas elas vêm de onde? Nascem nas árvores dos morros cariocas? Brotam do chão? Sobem os morros para fazer turismo?

Tudo bem que o crime e o tráfico devem ser combatidos... Mas como a demagogia impera nessas ocupações midiáticas e policiais! Quanto espetáculo por nada! Mas eu insisto! Essas armas chegam de que maneira às favelas? Alguém já perguntou isso às autoridades? E quem tem coragem de fazer essa pergunta, sobretudo ao governador, consegue espaço para isso?

Existe fiscalização eficiente da Guarda Costeira (Marinha) na Baia de Guanabara e nos portos Brasil a fora? A quantas anda a fiscalização do que entra e do que sai do nosso país, em nossos milhares de quilômetros de fronteiras terrestres? Por que será, que o número de policiais para isso é diminuto. Por que será que esses homens atuam sem a mínima condição de trabalho?

Na verdade, muitas perguntas não têm a resposta das autoridades. Por exemplo: quem lucra com o tráfico? Será que é realmente esse tal de Nem? É Fernandinho Beira Mar? (Tem certeza?) É Elias Maluco? Será que esses e outros personagens apresentados como inimigos públicos “número 1”... São, de verdade, “os caras” do tráfico? Desculpa a franqueza, mas eu entendo esses homens como garotos pobres da favela que não gostam de pegar no pesado (são preguiçosos) e resolvem trabalhar no tráfico, e para o tráfico, por perceberem que ganham mole nesse setor.

Mas eu insisto: será que os verdadeiros tubarões do tráfico e do crime organizado estão nas favelas? Eles moram nas favelas? Será que esses senhores que estão presos nos ditos presídios de segurança máxima (meninos que nem foram a escola)... Eles são realmente os donos desse negócio que movimento bilhões de dólares? Por que e para que existem as favelas? Por que nos forçam a acreditar que o pobre e o negro são os culpados? Quem está lucrando com essa profilaxia social?

Penso que alguém quer (e nos induz, através da mídia, a pensarmos assim) eu e você entendendo que a culpa dos males é do negro e do pobre! Esse alguém também trabalha para marginalizar as comunidades menos favorecidas. Mas espere um momento! Será que nas favelas só existem marginais, vagabundos, desocupados, ladrões e aproveitadores? A mídia informa que num universo de R$ 1 milhão de pessoas, nós encontramos meia dúzia de vagabundos? É justo rotular uma comunidade, por conta de quem nasceu socialmente deformado?

Eu também pergunto: Existe diferença entre o traficante Nem, e esses prefeitos da Região Serrana, que estão sendo cassados por que se apropriaram indevidamente do recurso que deveria reconstruir cidades como Teresópolis e Nova Friburgo? O fato de esses gestores públicos serem homens brancos, terem relações, serem gente importante, em cargos mais importantes ainda, os torna imunes aos efeitos da Justiça? Ou só é crime o tráfico de drogas, e quando é liderado por pessoas de origem pobre?

Nesse texto não pretendo sugerir, apenas indagar, questionar e fazer você pensar!

Imagens: G1

Um comentário:

  1. Flavio a IMBEL ñ fabrica + armamento ñ?

    C ñ m engano essa empresa tem 2 fábricas em Minas.

    Já falei pra minha esposa q vou comprar uma casa na Rocinha, lá estará + seguro q Itaboraí e RB.

    ResponderExcluir