quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Caixa de força da Receita Federal de Rio Bonito incendeia e assusta população

Flávio Azevedo

Hoje (03/11), quem passou pela Av. Castelo Branco (rua dos bancos), no Centro de Rio Bonito, por volta das 11h, tomou um grande susto com um incêndio na caixa de força (relógio de luz), de energia elétrica da Receita Federal (RF). O prédio era até recentemente ocupado pela Biblioteca Municipal e para receber a RF foi totalmente reformado. O incêndio foi provocado por um curto circuito que aconteceu por razões desconhecidas. Centenas de pessoas acompanhavam a ação de quem tentava apagar o incêndio (o segurança da agência e alguns guardas municipais).

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas demorou a chegar. “Se fosse uma questão de incendiar o prédio, ele já tinha virado um monte de cinzas, porque o incêndio começou há mais de 30 minutos, os Bombeiros já foram chamados pelos servidores da agência, pelos guardas municipais, por quem está aqui acompanhando o movimento, mas até agora nada dos Bombeiros”, disse uma pessoa a nossa reportagem por volta das 11h.

Enquanto o Corpo de Bombeiros era aguardado, guardas municipais jogaram areia no local do incêndio para apagar o fogo, mas como a energia elétrica continuava ligada, os curtos continuavam acontecendo. Os estouros eram constantes e apavoravam as pessoas, sobretudo os idosos que estavam na fila dos bancos. “Ah meu Deus! Será que não vai pegar fogo na gente aqui não?”, questionou uma senhora que aparentava uns 70 anos, que estava na porta do Itaú.

Já na agência do Banco do Brasil, as pessoas que aguardavam a senha para poder acessar o interior da agência, estavam temerosas quanto ao desligamento da energia. “Só falta agora acabar a luz. Já pensou se ficarmos impedidos de fazer as nossas operações financeiras aqui no banco?”, desconfiou um dos clientes que, na fila, esperava para entrar na agência.

Desencontro

Em cerca de 20 minutos o Corpo de Bombeiros chegou, controlou as chamas, mas surgiu outro problema: o carro da Ampla (empresa de energia elétrica), que cuida da manutenção da rede elétrica em Rio Bonito, que foi chamado para desligar o fornecimento de energia para o prédio só estaria disponível depois das 12h, porque ele também atende outras cidades. “O carro só está em Rio Bonito entre às 12h e 22h? Isso é um absurdo!”, reclamou um cidadão que acompanhava a movimentação dos Bombeiros.
– Tem que avisar a população, que é preciso combinar com os picos de energia, que a luz só pode acabar entre o meio-dia e às 22h. Os incêndios também só podem acontecer nesse horário, porque esse é o período que o carro da Ampla está na cidade – ironizou uma senhora que passava pelo local.

Ela continuou fazendo algumas reflexões que realmente deveriam ser analisadas e discutidas pelas autoridades. “Nós estamos mesmos largados em Rio Bonito. O pior é que não temos a quem recorrer! Criaram essas agências reguladoras que não regulam nada, não respondem nada e nós é que ficamos na pior. Mas experimenta atrasar o pagamento da tarifa para ver o que acontece?”, disparou a mesma senhora.

O carro de manutenção da Ampla chegou ao local por volta das 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário