quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jovem assassinado na Serra do Sambê

Flávio Azevedo

Depois de escapar de uma tentativa de homicídio, no último mês de março, quando levou um tiro na cabeça, um jovem morador da Serra do Sambê, conhecido como “Darinho”, foi assassinado hoje (19/10), por volta das 11h30min, atrás da escola do bairro. Enquanto o corpo aguarda a perícia para ser removido, dezenas de curiosos se dirigem para o local. Entre eles, a polícia e a nossa reportagem conseguiram apenas uma informação: um silêncio profundo e o costumeiro ninguém sabe de nada. No local do crime, a polícia contou seis cápsulas de pistola 380.

Em março, numa noite de quinta-feira, Darinho havia sofrido uma tentativa de homicídio próximo ao Ginásio de Esportes do bairro. Alvejado na testa, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e hospitalizado. Cerca de 10 dias depois estava de volta às ruas do bairro dizendo, inclusive, que tinha “aceitado Jesus”, embora o comportamento não demonstrasse tal transformação. À época, segundo a polícia, a motivação do crime seria um suposto envolvimento do rapaz com o tráfico de drogas local.

Os alunos da Escola Municipal Serra do Sambê, em sua maioria, foram poupados de ouvir o som dos tiros e acompanhar a correria que se seguiu, porque estavam no projeto “Lona na Lua” assistindo o espetáculo infantil dedicado aos estudantes do ensino fundamental.

Histórias semelhantes

A vítima de hoje é o segundo filho assassinado de três irmãos. Há cerca de 10 anos, o irmão mais velho, conhecido como “Pedro”, também foi morto. Ele também teria, segundo a polícia, envolvimento com tráfico de drogas.

Uma breve reflexão

Vejo nas redes sociais alguns comentários dizendo que os pais NÃO CONSEGUEM TIRAR OS FILHOS DO MUNDO DAS DROGAS E DA BANDIDAGEM. Acho interessante essa colocação, mas sinceramente – lá venho eu com aquelas colocações inconvenientes –, penso que o esforço (e isso é raro!) deveria ser não permitir que ELES ENTREM NESSE CAMINHO.

O problema é que a maioria dos pais não percebe que o filho cresceu. Ficam prestando atenção nos hábitos e costumes dos filhos do vizinho e esquecem dos seus filhos dentro de suas próprias casas! Quando o pai vai perceber, o traficante já tomou o seu lugar e, quase sempre, não tem mais volta!

As famílias, com raríssimas exceções, são as grandes culpadas por cenas como essa! Concordo que as políticas públicas são pífias, os políticos são omissos ou corruptos (os bons são grande minoria), mas papai e mamãe têm culpa no cartório e não podem ficar de fora do processo!

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria que Deus possa continuar te iluminando, Sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Eu descordo com o fato de culpar os pais, os pais nem sempre tem culpa dos erros dos filhos.
    Eu duvido que um pai queira ver o seu filho ter um fim desses,falar é muito fácil, mais só quem sabe a dor de ver um parente seu morrer assim é quem vive então respeitem a dor da familia antes de fazer qualquer julgamento a respeito.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Talitha, os pais semprem querem o melhor para seus filhos, mas quando eles crescem acabam escolhendo seus caminhos e muitas vezes os pais estao por fora do que acontece na vida dos seus filhos. eu tenho certeza de que conselhos nao faltaram por parte da familia.Realmente é muito ruim julgar sem saber, temos que respeitar a dor da familia. mts pessoas fizeram pessimos comentarios que na minha opiniao deveriam ser excluidos. quem postou esses comentarios devia pensar que a familia podia estar vendo e isso doi muito.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Thalita e por causa de jornalista Zinho babaca e medíocres como você Flávio que a imprensa brasileira esta como esta.Você não conheceu o Pedro nem o Darinho e não sabe a dor que essa família e essa mãe brasileira esta sentindo.
    Você não passa de um medíocre e abutre mascarado que se acha 'jornalista''..’’pseudojornalista’’ isso que você éMeu pessar para família do Darinho,para a mae dele principalmente que de nada tem culpa.
    E Flávio continue ''iluminado'' desta forma e um dia quem sabe você se torne um ''Sonio Abraão''(Alusão a pseudojornalista Sonia Abraão rainha do sensacionalismo.)Mude querido e será respeitado como jornalista,não manche a classe.
    desde já agradeço
    janaina silva

    ResponderExcluir