sexta-feira, 9 de setembro de 2011

População aprova criação e revitalização de praças e áreas de lazer

Flávio Azevedo

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, que através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está criando e revitalizando praças e áreas de lazer em vários pontos do município, está agradando a população. Um dos locais mais comentados é a Praça Ângelo Longo (foto 2), no bairro da Caixa D’Água, que foi totalmente revitalizada. A criação de uma área de lazer, próximo ao Rio Bonito Atlético Clube (RBAC), onde a principal atração é um playground, também agradou.

Todos os dias, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde, é possível ver várias crianças brincando no novo espaço. Além do paisagismo, os brinquedos também estão atraindo as mães, babás e empregadas domésticas das proximidades. É o caso da auxiliar de serviços gerais Tânia Oliveira, de 33 anos. Mãe de Pedro Luis (6 anos) e Caroline (4 anos), ela comemora a criação do novo espaço.
– Minhas crianças adoram as praças da Bela Vista e do Green Valley, mas é distante para caminhar com elas até lá. Geralmente eu as levo nos fins de semana, quando o meu marido está em casa e o carro também. Agora, aqui pertinho de casa, eu venho com eles quase todos os dias. Caroline, por exemplo, o pediatra recomendou que ela tomasse um solzinho todas as manhãs. Com essa pracinha aqui ficou bem mais fácil, já que em nossa casa quase não bate sol – disse Tânia.

A doméstica Maria das Dores da Silva, moradora da Praça Cruzeiro, disse que trazer João Lucas, de 4 anos, para brincar na nova área de lazer já se tornou uma das suas atribuições. “A minha patroa sai para trabalhar e ele fica comigo até a hora da escola. Ele gosta muito de vir aqui, principalmente quando encontra outras crianças para brincar”, disse Maria das Dores, que elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Ter esses lugares na cidade é muito importante. Acho que cada bairro deveria ter a sua área de lazer. Tem gente que reclama, diz que a Prefeitura tem outras coisas para fazer, mas eu gostei bastante”, comentou.

Também pensa assim o comerciante Ananias Gomes, de 57 anos. Morador de Itaboraí, ele disse que freqüenta Rio Bonito regularmente não por causa dos negócios, mas por conta das praças e áreas de lazer da cidade. Avô de quatro netos, Litiane (8), Murilo (6), Sara (3) e Laisa (3), o comerciante destacou que a cidade está de parabéns.
– Por conta do trabalho, os meus filhos não têm muito tempo para as crianças, mas como eu já trabalhei bastante e estou desacelerando, sobrou para mim o papel de babá (risos), o que faço com muito prazer! A Prefeitura de Rio Bonito está de parabéns! Em Itaboraí não tem isso não, amigo. Lá não existe nenhuma iniciativa da Prefeitura direcionada a recreação, como eu vejo aqui em Rio Bonito. Eu, ainda tenho condições de vir aqui. Venho, praticamente, toda semana, mas e quem não pode? – questiona o comerciante.

A Praça do Green Valley é o local preferido pelos netos de Ananias, que estava na área de lazer próximo ao Rio Bonito Atlético Clube pela primeira vez. O comerciante, porém, disse que prefere o Parque da Caixa D’Água. “Eu gosto muito daquele parque. Penso em vir morar em Rio Bonito só por conta daquele espaço, mas das últimas vezes que estive lá não gostei do que vi. Acho que a Prefeitura precisa dar uma atenção especial aquele lugar, que é no Centro da cidade”, ponderou.

Investimento

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class, comemora o sucesso e a aprovação das áreas de lazer. Ele revelou que o mais importante é que tudo isso está sendo feito com pessoal e recursos próprios da Secretaria e disse que o próximo alvo será a revitalização da Praça B. Lopes, que foi feita pela Prefeitura há alguns anos, já na administração do prefeito José Luiz Antunes, e está precisando de uma ação urgente.
– Eu tenho certeza que os moradores daquela localidade ficarão satisfeitos com o que nós estamos planejando para a Praça B. Lopes. Com as ações paisagísticas que nós estamos pretendendo, o local será totalmente revitalizado – comentou o secretário, revelando que próximo ao RBAC, ocorrerá o manilhamento de uma vala que corta o local, “que é uma antiga reivindicação dos moradores”.

No processo de revitalização, as praças Ângelo Longo e do RBAC receberam ações paisagísticas, bancos de madeira, luminárias, postes de ferro fundido, jardineiras, calçadas, novas lixeiras, passeio, plantas ornamentais, entre outras bem feitorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário