sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Rio Bonito/Marajó é campeão carioca de futsal feminino

Flávio Azevedo

Se alguém disser que a história do título carioca de futsal feminino adulto de 2011, conquistado pelo Rio Bonito/Marajó, no último dia 30 de julho, poderia ser um filme Hollywoodiano não estaria exagerando. Disputando a competição pela primeira vez, a equipe alvianil jogou a primeira partida no dia 14 de maio, em casa e estreou com derrota. O resultado deixou o torcedor desconfiado, mas a equipe, liderada pelo treinador Júlio César Costa Freitas (Cabeça), teve tranquilidade e, jogo a jogo, conseguiu se firmar.

Depois de deixar para trás equipes tradicionais como Vasco da Gama e Bradesco (adversário das semifinais derrotado nos dois confrontos), o Rio Bonito/Marajó chegou à final da competição com moral e podendo enfrentar o Mackenzie de igual para igual.

O ginásio do América, na Tijuca/RJ, foi escolhido pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) para sediar o confronto final. Apesar de estar distante cerca de 70 km longe de casa, o torcedor alvianil estava em maior número e fazia uma grande festa nas arquibancadas.

Resenha

Iniciada a partida, o Rio Bonito/Marajó, com Stella, uma das atletas mais importantes da equipe, deu o seu cartão de visitas com um chute de fora da área que tirou tinta da trave da goleira Mariana. Apesar de o alvianil estar bem, o Mackenzie abriu o marcador com Rani aos seis minutos da primeira etapa. O Rio Bonito/Marajó não se abateu e aos 13min, Larissa deixou tudo igual. Apesar de o jogo continuar igual com chances para ambos os lados e excelente participação das goleiras, faltando 1minu36seg para o fim do primeiro tempo, Cida deu nova vantagem ao Mackenzie.

Na segunda etapa, incentivados pelo torcedor, que continuava incentivando, o Rio Bonito dominou a partida e conseguiu igualar o marcador com um belo gol de Karen, aos cinco minutos. O tempo foi passando e faltando 7min58seg para o fim do jogo, Cida, num lance de muito oportunismo e azar do Rio Bonito/Marajó, Cida deu números finais à partida e garantiu, até ali, o título do Mackenzie.

Reviravolta e título

Apesar da derrota, no fim da partida as meninas foram aplaudidas e abraçadas por torcedores e dirigentes do Rio Bonito/Marajó, que assimilaram o resultado como normal e "até muito bom para uma equipe estreante que, na final, enfrentou o Mackenzie, uma das equipes mais tradicionais do Rio de Janeiro".

Reclamando um lance do primeiro tempo, em que a bola teria entrado, mas a arbitragem não validou o gol, as meninas do Rio Bonito/Marajó lamentavam o fato de a equipe ter feito uma das suas melhores apresentações, mas não ter alcançado a vitória. “Batalhamos, lutamos, a bola entrou e não deram o gol... Estamos com a sensação de que o resultado poderia ser diferente. Mas não tem problema não, bola para frente e vamos nos preparar para a Liga Nacional de 2012”, disse Mary, que nas últimas partidas subiu de produção e fez excelentes partidas.

Quando atletas e torcedores já estavam se acostumando vice-campeonato, os dirigentes da FFSERJ constataram, na segunda-feira (1º/08), que a jogadora Roberta Valério (foto), do Mackenzie, havia tomado o terceiro cartão no jogo anterior – contra o Vasco, no dia 26/07 – mas não cumpriu a suspensão automática. Ela não só foi escalada como participou da finalíssima.

Baseados no Regulamento da competição, os dirigentes da FFSERJ fizeram cumprir a letra “d” do Artigo 44. Além de dar os pontos da partida para o Rio Bonito/Marajó, o que torna a equipe campeã Carioca de Futsal Feminino de 2011, ainda multou o Mackenzie em R$ 545,00 (foto abaixo).

Comemoração

A decisão da FFSERJ foi noticiada ao treinador Júlio César, por volta das 16h30min, de segunda-feira (1º/08). Sem acreditar, Cabeça telefonou de volta para a FFSERJ para confirmar a informação. “Eu pensei que era um trote”, disse o treinador, que depois de confirmar a veracidade da notícia telefonou para atletas, dirigentes e amigos. Em entrevista ao programa “Bate Bola Tupi”, da Super Rádio Tupi 1340 AM Rio Bonito, às 20h, do mesmo dia, ele disse que “a ficha ainda não caiu” (foto abaixo).

Acompanhado da jogadora Samara, o treinador comemorou a conquista e destacou que “independente da forma como veio a conquista, o título está coroando o nosso trabalho, que é baseado na humildade e na organização. Espero que seja o primeiro de muitos cariocas”, comemorou o treinador que fez uma série de agradecimentos.
– São muitos os parceiros que caminharam conosco. Além da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, que ajudou com a arbitragem; o deputado Marcos Abrahão, garantiu o nosso transporte em todos os jogos. Também agradeço ao Rio Bonito Atlético Clube, que acreditou no nosso trabalho; o empresário Rodolfo Siqueira Nunes, da Cerâmica Marajó, que é mais que um parceiro, ele é um amigo – concluiu Cabeça ainda citando Felipe do bar “e muitos outros empresários que ajudaram esse sonho se tornar realidade”.

Escalações

O Rio Bonito/Marajó começou com Nathália, Mary, Larissa, Stella e Karen. Na suplência, o treinador Cabeça contava com Samara, Salsicha, Teka, Lais, Camila, Jaqueline e Loirinha. Preparador físico, Rodrigo Barreto.

Já o Mackenzie (foto abaixo) entrou com Mariana, Rani, Geany, Gleice e Priscila. Na reserva estavam Roberta, Monique, Tamires, Cida, Laura, Josiele e Thaissan. Treinador: Ricardo Velloso.

A arbitragem foi de Cenira Sampaio Pereira, que atuou auxiliada por Leandro Bello Reis. A anotadora foi Lúcia Cupulille; a cronometrista, Antônia Vanusa Rufino; e o delegado da FFSERJ, Djalma Adelino de Paula.

Histórico

1º Turno

(14/05) Rio Bonito/Marajó 2x5 Mackenzie
(20/05) Rio Bonito/Marajó 6x3 Vasco
(28/05) Fluminense 3x4 Rio Bonito/Marajó
(01/06) Faculdade Paraíso 2x6 Rio Bonito/Marajó
(10/06) Rio Bonito/Marajó 5x3 Bradesco

2º Turno

(17/06) Mackenzie 6x1 Rio Bonito/Marajó
(22/06) Vasco 1x0 Rio Bonito/Marajó
(01/07) Rio Bonito/Marajó 4x7 Fluminense
(08/07) Rio Bonito/Marajó 6x4 Faculdade Paraíso
(19/07) Bradesco 5x5 Rio Bonito/Marajó

Semifinal

Ida (21/07) Bradesco 4x6 Rio Bonito/Marajó
Volta (26/07) Rio Bonito/Marajó 4x2 Bradesco

Final

(30/07) Mackenzie 3x2 Rio Bonito/Marajó

Destaques:


A capitã Mary alia simpatia, beleza e futebol de alto nível.


Larissa e Stella craques de bola que sempre demonstram simpatia e muito futebol.


A goleira Nathália, também responde pelo nome de "Nana". Como pega essa menina!


Comemoração das meninas junto com a competente comissão técnica, que é formada pelo treinador, Cabeça; e o preparador físico, Rodrigo Barreto. Na foto, à esquerda, também vemos Samara, artilheira da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário