sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rio Bonito ganha Sala do Professor e Pinacoteca Municipal

Flávio Azevedo

Com o objetivo de valorizar os professores do município e estimular o setor cultural de Rio Bonito, o prefeito José Luiz Antunes (DEM) inaugurou no último dia 27 (sexta-feira), a Sala do Professor e Pinacoteca Municipal. De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Ana Maria Figueiredo, o novo espaço será uma extensão da Biblioteca Municipal Celso Peçanha, hoje alocada na Casa da Cultura, no Centro. A utilização do espaço foi concedida a Prefeitura, pelo governo do Estado, por 20 anos.

Localizada na Av. Castelo Branco, nº 61, onde funcionava a antiga Inspetoria Estadual (em cima do Banco Itaú 1º), a Sala do Professor e Pinacoteca Municipal será uma ferramenta importante para os educadores e funcionará das 8h às 17h. “Pensamos em tudo nesse lugar com muito carinho. Aqui os professores poderão se encontrar, estudar e desenvolver atividades culturais e educacionais. Eles terão a disposição, um grande acervo, incluindo obras em Braile do poeta riobonitense B. Lopes”, disse a secretária.

A Sala do Professor e Pinacoteca Municipal estará abertos ao público, que poderá participar e realizar saraus; exposições temporais e permanentes de artes; e conhecer artesanatos e produções artísticas de artistas riobonitenses. A secretária anunciou que no local serão realizadas várias atividades e “a primeira delas será um curso de Redação Oficial”.

Ainda segundo Ana Maria, as escolas poderão fazer agendamento para uso e visitação, no Departamento de Cultura. “É um espaço de Cultura, leitura e lazer para o educador. Estamos trabalhando com afinco nesse e em outros projetos voltados a estimular e promover a Educação e Cultura do município”.

O Prefeito José Luiz Antunes ressaltou a importância do espaço como sendo uma prova da dedicação e comprometimento da sua administração com a Cultura de Rio Bonito.

Ao lado do chefe do Executivo, o vice-prefeito Matheus Neto disse que “é muito bom fazer parte de uma administração que tem trabalhado para fazer Rio Bonito ser uma cidade melhor a cada dia”.
– Pela manhã, nós participamos de uma reunião com representantes de vários segmentos da sociedade, que estão preocupados com a questão das drogas. Em seguida, nós estivemos no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) para entregar a direção daquela instituição, os equipamentos que estavam faltando para a inauguração do Centro de Terapia Intensiva (CTI), que deve começar a funcionar em algumas semanas. Agora, já estamos entregando a sociedade riobonitense, uma ferramenta que será muito importante para fortalecer as áreas de Educação e Cultura da nossa cidade – destacou Matheus.

O espaço agradou

A solenidade contou com a participação de vários professores, diretores de escolas, artistas plásticos, poetas e músicos riobonitenses. O diretor do Departamento de Cultura, Dawson Nascimento, ressaltou a importância do novo espaço e cantou a música de sua autoria “Rio Bonito, Cidade, Poema e Canção”, que é uma das melodias do CD “Cantando com Arte”, produzido em 2008, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

As poesias ficaram por conta dos poetas Hélio Fernando e Francisco Azevedo, que também tocou uma música no seu bandolim. Na oportunidade, Azevedo anunciou que vai lançar o seu primeiro livro. A obra, que recebeu o nome de “Retalhos da Vida”, é um conjunto de histórias rimadas, poesias e reflexões.
– O livro já foi para a gráfica, está pronto e eu estou pensando em lançá-lo aqui nesse espaço. O local é muito aconchegante, bem localizado, foi montado com muito bom gosto, e será um prazer contribuir com a Cultura da minha cidade – disse o poeta.
Já as pinturas expostas no local são quadros de artistas plásticos como Rosane Maria, Lilades Muniz, Ariane Marins, Delaila Muniz, Márcio Luis Sardinha, Mauricéia Alves, Suely de Paula, entre outros.

Nova Biblioteca e Casa da Cultura

De acordo com o prefeito José Luiz Antunes, depois de muita luta para obter a concessão do prédio da antiga Estação Ferroviária junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Denit), o município iniciou novas negociações com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a via. De acordo com o chefe do Executivo, a sua expectativa é iniciar as obras de construção da nova Biblioteca Municipal Celso Peçanha ainda no segundo semestre.

No inicio do ano, a FCA, através do ofício 25/2011/GEFER/SUCAR, autorizou a Prefeitura a ocupar a Estação Ferroviária.
– A nova Biblioteca Municipal será um dos prédios mais bonitos da cidade. Terá ótima localização e também atenderá os taxistas e seus passageiros, em uma Sala Vip que vai oferecer conforto, dignidade e melhores condições de trabalho a esses profissionais – destacou o prefeito, que também confirmou a implantação da Casa da Cultura, no prédio da Delegacia, no Centro.

Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), na última segunda-feira (30), o delegado titular da 119ª DP, Paulo Henrique da Silva Pinto, que já está trabalhando na Delegacia Legal, no Green Valley, confirmou que a Casa da Cultura funcionará no antigo prédio da Delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário