sábado, 11 de junho de 2011

Prefeitura de Rio Bonito cria Ouvidoria da Saúde

Texto e foto: Denilson Santos

Desde o dia primeiro de abril, a funcionária pública Cenita Santos Chevrand responde pela Ouvidoria da Saúde. Ouvidoria é um canal de comunicação entre a população de Rio Bonito e a secretaria de Saúde, que visa estabelecer um relacionamento democrático entre o Governo e a sociedade, permitindo identificar necessidades e distorções no setor e buscar soluções para as manifestações apresentadas.

As reclamações podem ser feitas diretamente no setor, que funciona na prédio da secretaria de Saúde, no Centro, ou através do Disk Ouvidoria, serviço onde os moradores podem ser atendidos, através do telefone (21) 2734-1190, no horário das 8 às 17h.

A característica principal da Ouvidoria é a de ser um instrumento de comunicação da população com a administração pública. A Ouvidoria é um serviço democrático em razão do reconhecimento dos direitos fundamentais do cidadão. A sua finalidade é o controle da administração pública em prol do indivíduo pautada nos princípios da legalidade, legitimidade, moralidade, equidade, economicidade e transparência administrativa.
“Com a implantação desse serviço, os moradores tem um canal direto para fazer elogios ou mesmo reclamações como, por exemplo, a falta de medicamentos, o mau atendimento de funcionários, atraso na marcação de exames, entre outros. Enfim, a pessoa pode telefonar ou vir pessoalmente reclamar sobre qualquer coisa que seja ligado a saúde”, explica Cenita.

Ela também esclareceu que essas críticas, reclamações ou sugestões referentes aos serviços prestados pela secretaria de Saúde do município, geram uma ficha, e serão apuradas e encaminhadas para soluções. A pessoa deixa o contato telefônico e dentro de, no máximo, 48 horas a ouvidoria dar a resposta ao morador.
“A função da ouvidoria é dar voz ao cidadão e garantir os seus direitos. Só fazemos um bom trabalho quando corrigimos os nossos próprios erros. O nosso objetivo é fazer o melhor para os usuários dos serviços da secretaria de Saúde”, garante a ouvidora, que fez um curso de capacitação para ocupar o cargo.

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