segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Saúde em Rio Bonito

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Comentário do meu amigo e médico Leonardo Ribeiro, via Facebook, diz que ele ficou “super orgulhoso”, quando um colega médico que ele mal conhecia, em um grande hospital do Rio, comentou que Rio Bonito tem uma das melhores assistências de Saúde do estado. Ele falou sobre a UPA e sobre o HRDV, que “são excelentes e exemplos para outros hospitais e UPAs”!

Como profissional de Saúde – para quem não sabe, eu sou técnico de enfermagem e exerci a profissão durante 15 anos – digo que qualquer pessoa mais sóbria sabe que apesar das dificuldades, a Saúde de Rio Bonito não é ruim. Sempre fomos superiores aos municípios vizinhos. Temos muito que avançar, mas muita coisa já foi conquistada. O que atrapalha, porém, são as pessoas que não se cuidam e querem resultados imediatos!

O mais grave, porém, são os politiqueiros de plantão. Esses, nunca fazem críticas coerentes. Quem não entende de Saúde Pública, quem não cuida da própria Saúde (física, mental e espiritual) e quem está apenas tentando aparecer politicamente em cima das falhas do sistema (que não serão resolvidas da noite para o dia), deveria ficar calado. Talvez assim tivesse razão!

Sobre o elogio, parabéns a todos os profissionais dessas unidades, desde os auxiliares de serviços gerais até os médicos e diretores. Sobre as melhorias que sabemos ainda serem necessárias e urgentes, eis aí um grande desafio para todos, do auxiliar de serviços gerais até os médicos e diretores dessas unidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário