segunda-feira, 20 de junho de 2011

José Luiz se reúne com gerentes de banco de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Preocupado com a Segurança do município, o prefeito José Luiz Antunes (DEM) recebeu na manhã da última quarta-feira (15), os gerentes das agências de banco da cidade para debater parcerias que podem ser criadas entre o poder público e a iniciativa privada, com vistas a melhorar a Segurança Pública do município. Durante o encontro, o chefe do Executivo comentou que o número crescente de ‘saidinhas de banco’ preocupa. “O poder público, juntamente com a iniciativa privada e o cidadão, precisam estar unidos na busca por soluções”, comentou.

O prefeito comentou que a Av. Castelo Branco (rua dos bancos) foi fechada, mas reconhece que essa não é a única medida necessária para aumentar a Segurança do município. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class, apresentou o projeto urbanístico que a Prefeitura desenvolveu para o local. Também foi discutida a implantação de mecanismos de proteção ao cliente durante a hora que ele estiver no caixa fazendo alguma operação financeira.

– O município já está investindo em medidas de curto, médio e longo prazo, nós estamos trocando algumas lentes das câmeras que fazem o monitoramento da cidade, que será ampliado. As novas Câmeras já estão em processo licitatório e várias empresas de segurança estão nos procurando para apresentar projetos que podem ser praticados no município – disse José Luiz.

Consultoria

Na manhã da última quinta-feira (16), o prefeito José Luiz visitou a Central de Inteligência da Prefeitura do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer o funcionamento do local e trazer ideias para a Central de Inteligência que a Prefeitura de Rio Bonito pretende utilizar no município. O chefe do Executivo foi recebido pelo Assessor Chefe da Secretaria Municipal de Conservação, Leonardo Maciel e pelo chefe executivo de Tecnologia do Centro de Operação, Alexandre Cardeman. Segundo os especialistas, monitoramento eficaz, inteligência, estratégia e equipe bem treinada são ferramentas fundamentais para o bom funcionamento do setor.

Já no último dia 10 (sexta-feira), o vice-prefeito, Matheus Neto; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class; e o chefe da Guarda Municipal, Márcio Soares; que foram destacados pelo prefeito para acompanhar os investimentos e as ações direcionadas a Segurança Pública do município, estiveram com o consultor de Segurança, Paulo Storani, um dos especialistas mais requisitados do país quando se fala em Segurança Pública.
– Conversamos com Storani e ele disse que esses investimentos precisam ser feitos em curto, médio e longo prazo. O especialista disse que uma segurança eficaz só pode ser alcançada com investimentos em inteligência (equipamentos) e atitudes estratégicas (treinamento do pessoal). Munidos dessas informações, as nossas ações serão pautadas com base nessas orientações – ponderou Matheus destacando que a Prefeitura vai regulamentar algumas ações, “mas primeiro gostaríamos de ouvir os representantes dos bancos”.

Gerentes opinam

De acordo com os representantes das agências, a criação da Lei que proíbe o uso do celular, inclusive, pelos funcionários, é uma ferramenta importante para combater as saidinhas de banco. Segundo os gerentes dos bancos Itaú e Brasil, outra medida tomada em sua agência foi o rodízio de seguranças. Também foi comentado pelos gerentes das instituições financeiras presentes ao encontro, que “como as agências têm um leiaute específico e padronizado, os biombos de proteção aos clientes ficarão fora dos padrões e isso pode ser um empecilho para a ideia”.
– Acredito que voluntariamente as agências não criariam esse mecanismo de proteção ao cliente, mas a Prefeitura pode criar uma lei nesse sentido. Uma legislação dando essa obrigatoriedade forçaria a agência a se adequar para não ser multada – comentou um dos gerentes.

Sobre a morosidade na liberação das imagens gravadas pelas câmeras de segurança das agências – uma queixa do delegado Paulo Henrique da Silva Pinto, titular da 119ª DP, durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) –, a explicação oferecida pelos gerentes é que, “por medida de segurança, as imagens não podem acessadas pelos funcionários da agência. Nós recebemos a solicitação, enviamos a central do banco, que é a responsável pelo envio do conteúdo às autoridades”, informaram.

Participaram do encontro, os gerentes: Eduardo de Matos (Banco Itaú), Roseli Marins (Banco Santander), Leonardo de Sá (Caixa Econômica Federal) e Raul Nogueira (Banco do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário