sábado, 18 de junho de 2011

Eles não têm o direito de falar!

Flávio Azevedo - Reflexões

Fico extremamente satisfeito quando vejo pessoas que não nasceram em Rio Bonito demonstrando carinho pela cidade, onde eu nasci às 12h20min, do dia 12 de dezembro de 1974.

Por outro lado, eu fico bem zangado quando vejo um monte de "mané", que nasceu por aqui, metendo o malho na nossa cidade, na nossa sociedade, nos nossos políticos, nas nossas instituições, na nossa desordem urbana, nos nossos usuários de drogas, no nosso tráfico de entorpecentes, nos nossos motoristas espaçosos, nas nossas escolas, no nosso hospital, nos nossos empresários etc, etc. etc. E, detalhe: muitos sequer moram aqui.

Penso que o sujeito que reside em Rio Bonito de domingo a domingo, ou dá algum tipo de retorno para a cidade, tem todo o direito de reclamar, falar, criticar e cobrar o melhor para nossa cidade... Agora, quem simplesmente foi embora, porque não gosta de Rio Bonito, dos riobonitenses ou porque acha chique morar na "capital da província", não pode falar nada. Eu, por exemplo, não dou confiança a essas figuras!

Para criticar, falar, reclamar e até elogiar, o sujeito tem que ficar aqui, arregaçar as mangas e tentar mudar o que ele pensa estar errado e mal feito. Apresente-se! Coloque as ideias na mesa para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do município em todos os seus setores, inclusive a própria sociedade. Quem foi embora, vá criticar e transformar o lugar em que está vivendo. E tenho dito!

Um comentário:

  1. Quando cheguei em Rio Bonito o que mais me chamou a atençao foi justamente isso,a maioria das pessoas criticando e reclamando da vida. Reclamavam que nao tinha nada para se fazer na cidade mas quando abria um novo estabelecimento esses mesmos nao prestigiavam e logo o lugar acabava falindo. As mesmas roupas vendidas em Niteroi e no Rio podem ser encontradas em algumas das lojas da cidade mas preferem falar que foram adquiridas em outro lugar. Carioca aqui vira celebridade, isso sempre me assustou. E alguns riobonitenses quando saem para outro lugar acabam esquecendo suas origens. Temos que ter orgulho de onde nascemos, da terra que nos alimentou por anos. A maioria das pessoas vivem de aparencias, quantos tem carro do ano, roupa de marca e moram em casebres? Quantos deixam a cultura de lado para se enfeitar e viver na ignorancia ou tem a cultura e fingem nao ter para lucrar? Sempre gostei de passar finais de semana em Rio Bonito quando ainda nao morava na cidade, tem belezas naturais fantasticas. O que estraga na vida sempre é o ser humano, mas ainda existem pessoas do bem e a esperança.

    ResponderExcluir