segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trilha Carioca: Etapa de Rio Bonito bate recorde de equipes

Texto: Flávio Azevedo/Fotos: Humberto Souza

Rio Bonito sediou no último domingo (15), a 3ª etapa do Circuito Trilha Carioca de Trekking, que bateu recorde de equipes participantes. Divididos em 55 grupos, os 250 trilheiros curtiram as belezas naturais do Parque Vale Verde, no Green Valley, onde o circuito começou. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).

O clima e o verde das trilhas riobonitenses fizeram bem aos novos competidores. Todos os vencedores, de todas as categorias – Rota Verde (Elite), Matoceiros (Graduados), Trilhas D’Água (Trekkers) e Rally Sem Car (Novatos) – foram vitoriosos pela primeira vez.

De acordo com os organizadores do circuito, a lama encontrada na trilha deu emoção, provocou escorregões e tornou a prova um verdadeiro “enduro a pé”. O percurso teve trechos de subidas e algumas paradas para recuperação do trilheiro, o que aliviou o esforço físico da maioria das equipes.

O diferencial da etapa Rio Bonito, segundo os organizadores, foi o contexto social, porque a competição contou com a participação de três jovens da comunidade Vital Brasil, em Niterói, que fazem parte de projetos da Superintendência – Centro Leste Fluminense. Destaque também para os alunos de Educação Física da Universidade Gama Filho, que vieram com 60 alunos e formaram 13 equipes.

Sempre com o lema, “caminhar é com agente”, a próxima e última etapa, do primeiro semestre, acontece dia 19 de junho, no Floresta Country Clube, entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. As inscrições, com desconto, estão abertas até o dia 10 de junho. Os organizadores estão esperando número recorde de participantes nessa etapa.

Além do prazeroso contato com a natureza, no fim do circuito os competidores participaram de um sorteio de brindes. Produtos como Curtlo, Deuter, entre outros, todos oferecidos pelos patrocinadores, foram distribuídos entre os participantes.

O que é?

Implantado no Rio de Janeiro há cerca de 10 anos, pelo jornalista Cadu Freitas, o Trekking de Regularidade tem como objetivo estimular a saúde, a consciência ambiental e explorar a privilegiada geografia (relevo e belas trilhas) fluminense. Nesse período já foram organizadas cerca de 120 etapas, que reuniram mais de cinco mil atletas que passaram a conhecer uma nova maneira de caminhar. A Trilha Carioca tem como marca, a realização de atividades com segurança e respeito o meio ambiente.

O Trekking de Regularidade é praticado com equipamentos como calculadora, bússola, cronômetro e um contador de passo. Algumas equipes utilizam equipamentos sofisticados para navegação, como o TOTEM, WINNER e PALM TOP. Baseadas em planilhas de orientação, as equipes calculam a distância e o tempo que são necessários para o cumprimento de cada trecho da prova. Existe um pequeno intervalo entre a largada das equipes, justamente porque o objetivo não é chegar primeiro, mas manter a ‘regularidade’ durante o percurso.


Classificação dos três primeiros colocados de cada categoria

Elite

1º - Rota Verde (478 pontos);
2º - Amigos do Zé (530 pontos);
3º - Discovery (609 pontos).

Graduados

1º - Matoceiros (445 pontos);
2º - Atitude (972 pontos);
3º - Sempre em frente Rexam (1.119 pontos).

Trekkers

1º - Trilhas D’Água (2.674 pontos);
2º - Sequelados (4.318 pontos);
3º - Bike & Lazer (4.386 pontos).

Novatos

1º - Rally Sem Car (1.125 pontos);
2º - Full Time (2.233 pontos);
3º - Native Roots (2.515 pontos).

Fonte: http://www.trilhacarioca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário