sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prefeito José Luiz afirma que Rio Bonito se tornou um canteiro de obras

Flávio Azevedo

O prefeito José Luiz Antunes (DEM), disse no último domingo (8), em entrevista ao programa “O Tempo em Rio Bonito”, da Rádio Sambê FM (98,7), que o município está se transformando num canteiro de obras, dado o volume de investimentos que Rio Bonito está recebendo através de convênios firmados com os governos do estado e federal e também de recursos próprios. Acompanhado do vice-prefeito Matheus Neto, ele ressaltou que “em quase todos os bairros existem obras acontecendo. E nas localidades em que a Prefeitura ainda não chegou, com certeza, até o final do meu mandato nós iremos fazer alguma melhoria”.

Segundo o chefe do Executivo, depois do município enfrentar sérios problemas em 2008 e 2009 com os temporais que atingiram vários bairros de Rio Bonito, e a crise econômica que assolou o planeta, “finalmente nós estamos conseguindo colocar a cidade nos trilhos”. Ainda segundo José Luiz, as solicitações feitas naquela época, as emendas parlamentares pleiteadas aos deputados federais, “só agora estão sendo liberadas”, explicou.

O prefeito mencionou obras que já foram concluídas, apontou obras que estão próximas de serem entregues à população e destacou duas realizações que ele classifica como importante para o desenvolvimento do município. “A praça da Praça Cruzeiro, uma propriedade bem localizada que nós desapropriamos por cerca de R$ 500 mil; e as obras do segundo bloco do Centro Administrativo Municipal, no segundo galpão da antiga Nadisa; já foram iniciadas”, salientou José Luiz, frisando que a descentralização do município e a diminuição dos prédios alugados são compromissos da sua administração.

Ainda segundo José Luiz, como acontece em toda administração, as críticas ao seu governo são muitas, mas o que está sendo realizado não tem sido comentado. Para ele, “investir em saneamento, pavimentação e infraestrutura é investir em Saúde”.
– Nós recuperamos a Rua Porfírio Ernesto de Mendonça (Estrada de Rio Vermelho) e estamos realizando obras nos bairros do Ipê, Monteiro Lobato, na Praça B. Lopes, na Praça Cruzeiro (Estrada Herculano Faria de Mendonça) e na Mangueira do Rio do Ouro (Estrada Velha da Posse). Todas essas realizações atendem antigas reivindicações – analisou.

Outras obras

Ainda falando sobre as obras da sua administração, o prefeito citou a construção de pontes e galerias em localidades como Praça B. Lopes, Boa Esperança (Cavalo Russo), Braçanã, Catimbau e Cachoeira dos Bagres. “As últimas chuvas de verão trouxeram muita destruição, principalmente no interior do município. Por isso, nós não só estamos recuperando o que foi destruído, mas estamos construindo novas estruturas que vão resistir às próximas chuvas”, ponderou o prefeito, apontando a ponte do Condomínio Industrial – que dá acesso a Cachoeira dos Bagres – como um instrumento importante para alavancar o desenvolvimento do Condomínio e da cidade.

As localidades Jacuba, Green Valley, Viçosa, Boqueirão, Bairro das Olarias, Rio Vermelho e Cajueiro, também receberão, de acordo com o chefe do Executivo, obras de saneamento e pavimentação até o fim da sua administração, em dezembro de 2012. “A rua do entorno da Praça do Green Valley e a Rua Rubens Pereira Antunes, na mesma localidade, serão pavimentadas. O convênio já está assinado com o governador Sérgio Cabral”, disse o prefeito, revelando que as obras seriam iniciadas no início do ano, “mas aquela desgraça que aconteceu na Região Serrana fez com que o governo do estado direcionasse os recursos para aquela região. Nós precisamos ter paciência”.

O prefeito também mencionou a construção de uma escola de três pavimentos, com instalações modernas e 45 salas de aula, na entrada da localidade da Caixa D’Água – está na fase final da obra – e a construção do novo prédio da Biblioteca Municipal, que será erguido na antiga Estação Ferroviária, classificada pelo próprio José Luiz como “o prédio mais feio da cidade”.
– É importante as pessoas saberem que eu não acabei com a Biblioteca Municipal. Eu reconheço que ela não está bem instalada e o usuário daquele espaço merece mais conforto. Porém, o prédio que nós projetamos para abrigar a biblioteca é fantástico! Também está previsto no mesmo lugar (estação ferroviária), a construção de uma sala vip para abrigar os taxistas e os passageiros que estiverem aguardando a corrida, o que também é uma antiga reivindicação dos taxistas e usuários – comentou.

Investimentos na Saúde

Embora o prefeito José Luiz Antunes tenha sido rotulado pelos seus adversários como um administrador que não dá importância para a Saúde, ele apresentou iniciativas que apontam em outra direção. O prefeito lembrou que no seu primeiro mandato (93/96), a implantação de um Banco de Sangue era urgente e essa foi a sua primeira realização. Ele também recordou que os pacientes que necessitavam de hemodiálise eram atendidos no Rio de Janeiro. “Assim que eu assumi a administração municipal eu trouxe a Clínica de Doenças Renais (CDR) para Rio Bonito”, rememorou.

O chefe do Executivo destacou que “políticos que se dizem preocupados com a Saúde tem muitos, mas é em nossa administração que o município está apresentando significativos avanços”. Ele recorreu ao vice-prefeito Matheus Neto, “que está mais presente na Secretaria de Saúde” e pediu que ele falasse sobre os investimentos que estão sendo destinados à pasta.

O vice-prefeito abordou a gestão plena dos recursos da Saúde, mudança apontada como “divisor de águas” para o setor; discorreu sobre o núcleo de tratamento de câncer (Unacon), que está sendo construído nas dependências do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV); ressaltou a participação do município na construção do Centro de Terapia Intensiva (CTI), também no HRDV; lembrou a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); destacou que ela foi apontada como a melhor unidade do estado; e disse que o sucesso alcançado nesses equipamentos de alta complexidade será estendido a rede básica do município, sobretudo ao Ambulatório Municipal (Loyola) e ao Esperanção, no 2º Distrito.

O credenciamento do município no Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para transformar Rio Bonito num pólo de cirurgia oftalmológica e ortopédica, utilizando a estrutura do HRDV, segundo Matheus, “um parceiro importante do município na promoção da Saúde”, também foi apontado pelo vice-prefeito como um avanço no setor. Ele também mencionou a criação de um Centro Cardiológico, que vai funcionar no segundo piso do prédio onde foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Mangueirinha.

Funcionalismo

O salário dos servidores municipais de Rio Bonito, reconhecidamente um dos mais baixos entre as prefeituras da região, foi outro ponto abordado pelo prefeito, que lembrou as ações do saudoso militante Alcides Manhãs, o popular Badu, figura que se notabilizou pela sua ligação com movimentos trabalhistas e a luta por melhorias salariais para a categoria. Segundo o prefeito, no seu primeiro mandato foi criado o triênio, “uma premiação reivindicada por Badu, que era um cricri, mas um grande defensor da categoria e nós atendemos as suas reivindicações”.
– Quando assumimos a prefeitura em 2005, o funcionalismo estava sem receber aumento há oito anos. Nós temos preocupação com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um instrumento que veda ao gestor público gastar mais que 54% do orçamento do município com a folha de pagamento, mas nós aumentamos o salário do funcionalismo em várias oportunidades. Esse ano, por exemplo, nós fizermos uma revisão salarial onde foi dado 5,909%, que o funcionalismo receberá com data retroativa a janeiro de 2011 – disse José Luiz frisando que o reajuste será pago de forma parcelada.

O prefeito destacou a contratação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), “que vai nos ajudar muito a melhorar essa questão”, apontou a criação de uma comissão, “que está contando, inclusive, com a participação da categoria (servidores concursados)”, frisou que as perdas salariais do salário do funcionalismo não aconteceram na sua gestão, mas em outra administração, “porque o governo de Mandiocão é o seguinte: pinga, mas pinga sempre!”, concluiu o prefeito, lembrando que os municípios vizinhos têm royalties – referentes ao petróleo – muito maiores que Rio Bonito, “que, inclusive, nos últimos anos teve o seu repasse diminuído”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário