sábado, 14 de maio de 2011

Décimo oitavo Encontro Nacional de Capoeira de Rio Bonito é sucesso

Flávio Azevedo

Centenas de pessoas entre praticantes e amantes da Capoeira prestigiaram o 18º Encontro Nacional de Capoeira de Rio Bonito. O evento aconteceu no Esporte Clube Fluminense, no Centro, na tarde do último dia 7 de maio. Tendo como anfitrião o capoeirista Fernando Souza, o mestre Carcará, líder do grupo “Capoeira Gigante”, o evento foi recheado de emoção e novidades.

A emoção ficou por conta da graduação de Eduardo Feijó (foto 2), que se formou em mestre de capoeira e outros alunos da academia “Gigante”, que funciona na Avenida Manuel Duarte, ao lado do Colégio Rio Bonito.

Depois de receber o cordel de mestre e um troféu, tudo isso acompanhado de perto pela família, Eduardo foi ovacionado pelos colegas que gritavam "dudu, dudu, dudu, dudu", como ele é mais conhecido. Em seguida teve a oportunidade de jogar capoeira com os principais mestres presentes, entre eles o mestre Carcará (foto 1).

Já as novidades ficaram por conta do mestre Carcará. Ele anunciou que nos últimos anos preparou os seus principais alunos para que um dia pudessem substituí-lo no comando do Grupo Capoeira Gigante.
– Já há algum tempo eu venho preparando vocês para me substituírem. Parece que essa época está chegando. Logicamente eu não vou deixar a capoeira, mas vou me ausentar com mais freqüência, terei que viajar bastante nos próximos meses, mas vou tranquilo porque tenho certeza que o grupo está em boas mãos – comentou Carcará, que é um dos mestres mais respeitados do Brasil.

Em entrevista ao programa “O Tempo em Rio Bonito”, no dia 1º de maio, Carcará (foto 3) disse que vai viajar, provavelmente no mês de junho à Europa, onde tem vários compromissos, entre eles, visitar um núcleo do Grupo Capoeira Gigante, que existe em Paris/FRA, onde 52 alunos praticam capoeira. “Quando descobriram que eu estaria na França, outros grupos requisitaram a minha presença. A notícia se espalhou pela Europa e já estou convidado para ir em outros países”, revelou o capoeirista, que deve passar por países como Polônia, Israel, entre outros.

O 18º Encontro Nacional de Capoeira contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e foi uma das atrações dos 165 anos de emancipação político-administratica de Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário