sábado, 2 de abril de 2011

Rio Bonito ganha Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano

Por Flávio Azevedo

O prefeito José Luiz Antunes (DEM) inaugurou na manhã da última quinta-feira (31), a Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano de Rio Bonito, que vai funcionar nas dependências do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, na Mangueirinha. Participaram da solenidade, além da secretária de Saúde Maria Juraci Dutra, autoridades municipais, representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrantes da comunidade rotariana, que está fomentando uma campanha pelo aleitamento materno, sob coordenação geral de Lecyr Lobo, do Rotary Clube Niterói Arariboia.

Durante a sua fala, o prefeito José Luiz Antunes destacou que no seu primeiro mandato (93/96), de forma pioneira, ele implantou o Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva (Banco de Sangue), que tem sido um instrumento importante para a Saúde do município.
– Antes de 1993, era comum ouvirmos o carro de som anunciando pelas ruas da cidade, que o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) estava precisando de doadores de sangue. Quando cheguei a Prefeitura, a minha primeira iniciativa foi construir o Banco de Sangue. Foi a minha primeira obra, e, até hoje, o Hemonúcleo tem ajudado a preservar muitas vidas. Agora, no meu terceiro mandato, eu tenho a oportunidade de implantar o Banco de Leite Humano, que certamente será importante para combater a mortalidade infantil – comentou.

A secretária de Saúde Maria Juraci Dutra aproveitou o momento para agradecer. “Embora a realização seja da Secretaria de Saúde, a integração com as demais pastas da administração municipal é importante para fazer os nossos sonhos e projetos se materializarem”, disse Juraci, que agradeceu em especial o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eleiton Figueiredo, responsável pelo projeto do novo setor.

A ausência do vice-prefeito, Matheus Neto, que estava em Brasília, “buscando recursos federais para a implantação de um Hospital da Mulher”, foi lamentada pela secretária. Segundo ela, Matheus é uma figura importantíssima para a Saúde do município. A secretária também ressaltou o apoio do prefeito José Luiz Antunes, “que sempre acredita em nossos projetos”. A parceria do município com o HRDV também foi comentada por Juraci, que mais uma vez classificou o hospital como um grande “parceiro” do município e do Serviço Único de Saúde (SUS).
– Essa parceria permitiu o SUS acontecer em Rio Bonito. É uma unidade que por sua competência e administração fez com que os recursos destinados a Saúde de Rio Bonito fossem alavancados – destacou.

A escolha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito pela segunda vez consecutiva, como a melhor unidade do estado; a expansão da rede de Postos de Saúde da Família (PSF), de 75% para 89%; também foram comentados pela secretária, que agradeceu a coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Edite Coutinho do Carmo, por sua dedicação. “Classifico Edite como um exemplo de servidor público. São pessoas assim que me fazem acreditar nessa categoria”.

A secretária disse ainda, que o grande objetivo da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano é a redução da mortalidade materna e infantil. “Essa sala é mais que um banco de leite, porque aqui também termos um local de amamentação”, concluiu Juraci.

O presidente do HRDV, Gustavo Martins ressaltou que o hospital foi parceiro no treinamento da equipe que vai atuar no setor, destacou que o recém-nascido bem nutrido representa futuras crianças, jovens e adultos saudáveis; e propôs um desafio: a erradicação da mamadeira, instrumento que substitui o seio durante a amamentação do recém-nato.

Primeira doadora

Durante a inauguração da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, a dona de casa Ana Paula Barbosa Francisco, de 18 anos, moradora da Caixa D’Água, foi a primeira cliente do novo setor. Paciente do PAISMCA, e mãe de uma menina, que no dia da inauguração completava 14 dias, disse que o local será importante para as mulheres.
– Muitas mães não conhecem e não sabem o que fazer quando surge algum problema durante a amamentação. Outro problema que eu observo é que, ás vezes, a mãe tem muito leite, não sabe o que fazer, acaba tirando e jogando fora. Agora, esse leite poderá ser doado para atender aquelas mães que sofrem por não terem leite – analisou Ana Paula.

A coordenadora do PAISMCA destacou a importância da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, sobretudo para as gestantes e parturientes. “O setor vai permitir mais interação entre a mãe e o recém-nascido; um melhor preparo psicológico para os traumas e estresses naturais a gestação, ao parto e ao pós-parto; permitirá que nós ofereçamos maiores esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno; e será um local onde elas receberão todo tipo de orientação para superar as dificuldades da gestação e do pós-parto”, destacou.

O preparo do leite, que será encaminhado, depois de extraído, a um processo de pasteurização, que acontecerá no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), também foi destacado pela coordenadora do PAISMCA. Ela lembrou ainda, que além da pasteurização, o leite também é analisado para não trazer nenhum tipo de problema ao receptor. “São cuidados semelhantes aos que são utilizados no processo de doação de sangue”, comparou Edite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário