terça-feira, 29 de março de 2011

Parceria entre Prefeitura e Darcy Vargas alavanca a Saúde de Rio Bonito


“Cooperação, preocupação e parceria”, foram as palavras utilizadas pelo vice-prefeito de Rio Bonito, Matheus Neto (DEM), para ilustrar a boa relação entre a Prefeitura da cidade e o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). A declaração foi feita durante a assembleia anual da instituição, que reelegeu, por mais um ano, a diretoria do hospital. Apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente, o advogado Luis Gustavo Siqueira Martins, foi registrada para concorrer à presidência do HRDV. A assembleia aconteceu na manhã do último domingo (13), no Esporte Clube Fluminense e cerca de 50 pessoas prestigiaram a reunião.

O vice-prefeito representava o prefeito José Luis Antunes (DEM) e estava acompanhado da secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, que durante a sua fala revelou que “o HRDV é encarado pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde como uma instituição que faz o SUS acontecer, o que outros municípios e instituições têm dificuldade de realizar”.

A secretária anunciou que nos próximos meses, o HRDV pode se tornar referência, no estado, para a área de Traumato-Ortopedia, “o que vai representar o repasse de mais recursos destinados à Saúde do município”. Ela também destacou a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que será inaugurada nos próximos dias, e afirmou que o HRDV também pode ser referência na área de oftalmologia. “Já está tudo acertado e o Darcy Vargas será referência também nessa especialidade”.

Ela também valorizou a UTI que será inaugurada nos próximos dias “O estado tem um déficit de 180 leitos de UTI. Aliás, esse é um problema de todo o país. Os sete leitos de UTI do HRDV, embora não resolvam esta demanda, certamente vão contribuir para amenizar esse déficit”, analisou a secretária.

A unidade de oncologia, que atenderá pacientes em tratamento de câncer e será inaugurada nos próximos meses, onde funcionava o ambulatório Romário Muniz, também foi apontada pela secretária como prova de que a diretoria do HRDV trabalha com o intuito de promover a Saúde. Ela destacou o “encurtamento” da distância para quem se trata de câncer. “Hoje os portadores dessa doença precisam se deslocar para o Rio de Janeiro para se tratar, e a viagem debilita bastante o paciente”, frisou.

“2011 será um ano melhor”

O vice-prefeito Matheus Neto disse que o HRDV está caminhando bem, “porque o presidente do hospital não tem me ligado. Às vezes nos falamos várias vezes num mesmo dia”, comentou Matheus, destacando que o Hospital Darcy Vargas, hoje, é um dos principais prestadores de serviço do SUS no estado do Rio de Janeiro. “Isso torna o HRDV um parceiro importante da Prefeitura Municipal”.
Se em 2009 o município caminhou com dificuldades por conta de uma crise econômica mundial, o vice-prefeito acredita que o ano passado foi de “recuperação” e que 2011 “será ainda melhor que 2010”.
– Certamente nós iremos transformar esses avanços em benefícios para a Saúde do nosso município. Nós estamos apostando que 2011 será um ano muito bom para Rio Bonito, e o HRDV está dentro desse pacote, que será transformado em beneficio para a população riobonitense – analisou Matheus, reiterando que a implantação da UTI e o convênio do HRDV com a empresa Onko Sol – que viabilizou a criação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacom) nas instalações do HRDV – é uma ferramenta que vai alavancar a Saúde do município.

Vontade política

Para Matheus Neto, “a vontade política das pessoas que gerenciam a Saúde do município, junto da diretoria do HRDV, figuras conhecidas por terem como marca credibilidade e competência, levou a instituição a ser, hoje, um dos principais hospitais do interior do Rio de Janeiro. O vice-prefeito destacou ainda, o bom gerenciamento dos recursos destinados ao HRDV, que segundo ele, “tem sido reconhecido pelo governo do estado, através do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, que tem o hábito de prestigiar quem trabalha com seriedade”.

Um dos principais frutos da vontade política apontada por Matheus Neto é a “Gestão Plena da Saúde” do município, apontada pelo vice-prefeito como um instrumento que tem permitido a administração municipal gerenciar o setor com muito mais agilidade. “Sabemos que precisamos melhorar, reconhecemos algumas carências, mas estamos conseguindo estruturar esse setor para que ele funcione como o riobonitense merece”, ponderou.

A escolha da secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, para a presidência do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), no último dia 10 de fevereiro, também foi mencionada pelo vice-prefeito. “Para quem não sabe, a presidência do Cosems/RJ garante a nossa secretária um assento no Comitê Intergestores Tripartite (CIT). Ou seja, a nossa representante vai estar num local onde a Saúde do país é discutida e isso certamente será benéfico para Rio Bonito”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário