quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vereador Humberto Belgues assume a presidência da Câmara com discurso conciliador

Por Flávio Azevedo

Depois de uma longa novela, onde o enredo principal era a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e a presidência da Casa, o vereador Humberto Belgues (PSDB) assumiu no último dia primeiro de janeiro (sábado), a presidência do Legislativo riobonitense. Assunto principal nas rodas de bate papo, nos últimos dias, a polêmica eleição do vereador parece estar longe de terminar. Entretanto, em entrevista exclusiva a FOLHA, na tarde da última quarta-feira (5), o novo presidente adotou uma postura conciliadora e se disse “esperançoso” quanto às chances de contar com o apoio dos seus opositores.
– Estou na vida pública há muitos anos, já desempenhei várias funções e sei que o diálogo é a melhor forma de se resolver diferenças. Reconheço que essa situação prejudica a população, mas estou aberto ao diálogo com os meus pares, para pormos um ponto final nesse problema – comentou.

Ainda segundo Humberto, “briga não é bom para ninguém”. Ele voltou a lembrar que estava ciente da derrota, já havia conversado sobre isso com o vereador Marcus Botelho (PR), “mas o grupo adversário deixou uma brecha para que eu conseguisse voltar para o jogo e ganhar a eleição”. Ele destacou ainda, que é direito dos seus opositores lutarem pelo que acreditam, “embora não possamos esquecer que política é a arte de saber dialogar”, disse.

Projetos

Questionado sobre os seus projetos na presidência da Casa, o vereador iniciou com um resumo das suas atividades na vida pública. Ele destacou a sua atuação na chefia – local e regional – da antiga Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj), citou a sua passagem na Chefia de Gabinete, da ex-prefeita Solange Almeida, e frisou que durante os seus dois mandatos como vereador acumulou experiência suficiente para gerenciar o poder Legislativo. “Sinto-me preparado!”.

De acordo com o parlamentar, é um desejo antigo dos vereadores a criação de gabinetes mais confortáveis para que as atividades parlamentares sejam desenvolvidas com mais tranquilidade. “Quero realizar algumas mudanças. Um antigo desejo dos vereadores que já passaram por esta Casa, pelos que, hoje, aqui estão, e, certamente, por aqueles que no futuro vão ingressar no parlamento de Rio Bonito é ter condições de trabalho mais dignas”, disse Humberto.

Descentralizar o setor administrativo e político da Câmara é outra intenção do novo presidente. De acordo com ele, um alugado no Centro da cidade, para abrigar o setor administrativo da Casa. “Vamos locar um espaço que ofereça dignidade ao servidor do Legislativo. Aqui, no terceiro andar, nós vamos construir os gabinetes dos vereadores. As salas serão iguais, terão computador, ar refrigerado e toda a infraestrutura necessária para o vereador exercer o seu mandato”, pontuou.

O presidente afirmou que o aluguel será provisório. Segundo ele, nos próximos meses, o prefeito José Luiz Antunes (DEM) vai reformar o segundo galpão da antiga Nadisa e levar para este local, vários serviços e Secretarias que, hoje, funcionam no segundo andar da Prefeitura. “Assim que esse local estiver vago, nós poderemos trazer o setor administrativo da Câmara para esse espaço”, prevê Humberto.

Outras mudanças

Uma ideia defendida por vários analistas políticos da cidade é a reforma da Lei Orgânica do município (de 1990), e do Regimento Interno da Câmara, revisto pela última vez em 1976. O vereador Humberto Belgues concorda e promete se empenhar nessas mudanças. Ele, porém, ressaltou que algumas práticas administrativas da Casa também precisam ser revistas. “A modernidade chegou, mas alguns hábitos que já deveriam mudar permaneceram. Durante a minha administração, nós iremos criar ritos e prazos. A partir de agora, por exemplo, todas as solicitações deverão ser feitas por escrito. Vale destacar que o local de trabalho não é uma extensão da casa”.

Um projeto anunciado com carinho pelo presidente Humberto Belgues é a criação da TV Câmara, uma ferramenta, que segundo ele, “será um marco quando o assunto em pauta for transparência”.
– Através desse instrumento, o cidadão poderá, em casa, ter acesso as sessões e saber o que está acontecendo na Câmara. Nós precisamos dar um passo rumo ao futuro. É preciso trabalhar com transparência e mostrar a atuação dos parlamentares debatendo os assuntos de interesse da municipalidade. Esse será um grande legado que nós vamos deixar para o município – afirmou.

Relação com o Executivo

Embora seja conhecido como um grande opositor do governo municipal, o novo presidente se mostrou amigável para falar sobre a relação que pretende ter com o prefeito José Luiz. “Durante esse problema interno da Casa, algumas pessoas disseram que o prefeito iria interferir, e não o fez. Por outro lado, nós aprovamos o Orçamento com 50% de liberdade para ele remanejar, numa mostra de confiança nele e para quebrarmos o discurso do “deixa o homem trabalhar”.

Ainda sobre a relação com o chefe do Executivo, que o presidente garantiu “será muito boa”, Humberto destacou que as ações precisam ser pensadas.
– Quando você é vereador, a relação com o Executivo é uma. Porém, quando você chega à presidência da Câmara, o parlamentar precisa ter noção das suas responsabilidades e da conseqüência dos seus atos. Mas a relação será boa!”, disse Humberto, revelando que já conversou com o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Lessa, “e vamos resolver esse caso do débito da Câmara junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que trazido sérios prejuízos para a Câmara”, concluiu.

2 comentários:

  1. belas palavras pena que na realidade e tudo diferente pois ate hoje dentro da prefeitura existe funcionarisque sao descriminados pois na epoca da elelição passada , declararam o seu foto o que no meu entender e um direto de cidadão e sao descriminadas ate hoje pela atual administração , ou sera que isso ja caiu em esquecimento como muitas outras promessas de campanha , como ja vi pois estou em rio bonito a apenas 23 anos e ja vi de tudo ????????? mais como temos que acreditar em papai noel e outras coisas por que nao acreditar mais uma vez que o que o povo sabe fazer , ter fe e esperança que um dia tudo que se fala torne realidade .................................

    ResponderExcluir
  2. Estamos recebendo vários questionamentos quanto a posse do vereador Humberto. Bem, vale ressaltar que a Solenidade de Posse, a Ata da tal posse, o Projeto de Resolução que regulamentou a eleição da nova mesa diretora, entre outras coisas... Ninguém sabe por onde anda. Enquanto isso, alguns vereadores – que deveriam combater a suposta fraude – embora se digam OPOSIÇÃO, na calada da noite, já buscam acertos com o novo presidente que tentam impugnar. Vale lembrar ainda, que essas negociações acontecem longe da imprensa. Aliás, sobre esses acertos, a mídia só é convidada a entrar em cena, quando um dos tais negociadores se sente prejudicado e quer usar a força dos veículos de comunicação para pressionar o colega.

    ResponderExcluir