quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Silva Jardim ganha Centro de Referência de Ação Social

Por Flávio Azevedo


O prefeito de Silva Jardim, Marcello Zelão (PT), inaugurou na manhã da última quarta-feira (28), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A casa fica na Rua Sansão David, esquina com a Avenida Oito de Maio, no Centro. O novo espaço conta com seis cômodos onde funcionarão setores como recepção, setor administrativo, cozinha, sala de reuniões e salas para os serviços de psicologia e direito que são oferecidos pela instituição, que já atende 100 crianças do município.

Durante a inauguração, o prefeito destacou a importância do trabalho da equipe do Creas, disse que tenta reproduzir o governo Lula, “que tem preocupação com a cidadania, que é fundamental para um município que tem um índice de pobreza muito grande”; e frisou que ações sociais marcam a sociedade de maneira positiva.
– Um governo geralmente é julgado pelas obras, mas são as ações sociais que marcam. Se pensarmos que aqui no Brasil, há cerca de 100 anos, as pessoas eram forçadas a trabalhar, nós perceberemos que essas instituições têm representatividade importante para a sociedade – analisou o prefeito.

O prefeito destacou que os ganhos sociais do município nos últimos anos, por conta dos investimentos em programas sociais são significativos. “Silva Jardim saiu das páginas policiais para as páginas de boas notícias, porque estamos investindo no cidadão. A cidade tem sido notícia nos principais órgãos de imprensa do país, porque estamos investindo forte no social”, disse o prefeito que concluiu sua fala recitando a poesia “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade.

De acordo com a secretária municipal de Promoção Social, Ana Beatriz Coutinho Lara, o Creas é uma unidade de serviços de proteção social especial para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Casos como em situação de ameaça e violação dos direitos contra as mulheres, idosos, abusos e exploração sexual contra criança e adolescente, entre outras ações.

A secretária afirmou que o Creas desenvolve parceria com a Guarda Municipal, Associação Musical e Dramática Honório Coelho, de Silva Jardim; o Conselho Tutelar do município e com o Centro de Referência de Ação Social (Cras) estadual e federal.
– O Creas é uma ferramenta que funciona de forma independente e estabelecendo articulações políticas entre setores políticos da Prefeitura ou de outros segmentos do poder público e da sociedade civil organizada – destacou a secretária, lembrando que cerca de 10 integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), todos com idade entre 11 e 13 anos, participaram de um campeonato de Taekwon-Do em Macaé e conquistaram 15 medalhas para o município.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Fernando Augusto Bastos, destacou a importância de fazer um trabalho em parceria entre todas as secretarias. “Esse projeto permite contato direto com os alunos e seus pais. A rede municipal de Educação de Silva Jardim tem 4,5 mil alunos, que representam 20% da população. Com a Judá do projeto, os alunos certamente apresentaram melhor desempenho e rendimento escolar”, destacou.

Já a primeira dama e secretária de Gabinete Civil, Márcia Valéria Xavier, que ocupou a pasta da Promoção Social até maio de 2010, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho das equipes do Creas e da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário