sábado, 6 de novembro de 2010

Eleição para a presidência da Alerj nas mãos de Sérgio Cabral


A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) está nas mãos do governador Sérgio Cabral. A eleição só ocorre dia 2 de fevereiro, quando os deputados, eleitos em 3 de outubro, tomam posse, mas o governador, segundo parlamentares experientes, é o principal cabo eleitoral. “O favorito sempre é o candidato do governador”, afirma um político com vários mandatos na Alerj.

Cientes da influência, os três candidatos a presidente — Domingos Brazão, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do PMDB — tentam atrair o ‘voto’ de Cabral. Melo, líder do governo, é apontado como o preferido do governador, mas Brazão e Albertassi esperam mostrar a Cabral, até fevereiro, que são a melhor opção.

Apesar de estar voltado para as articulações do futuro ministério da presidenta eleita Dilma Rousseff — ele quer indicar dois nomes —, o governador já está se mexendo para influir na disputa na Alerj. Recentemente, conforme noticiou o ‘Informe do Dia’, Cabral sondou Brazão sobre a possibilidade de ele retirar a candidatura, mas ouviu do deputado que ela estava mantida.

Amanhã, o governador almoça com os seis deputados eleitos do PT. Segundo Carlos Minc, a bancada petista “vai votar em bloco”. Minc disse que o PT quer participar da mesa diretora e de comissões importantes da Alerj, mas não reivindica a presidência. “Cabe ao PMDB, que é a maior bancada”, disse ele.

Além do PT, segundo integrantes da base aliada de Cabral, o governador também vai conversar com o PDT, segunda maior bancada, com 11 deputados. Os pedetistas querem a secretaria-geral da Alerj para Wagner Montes. Ele disse que já conversou com Cabral e que a maioria do PDT deve votar unida.

Ao atrair PT e PDT, Cabral quer contrabalançar a divisão de seu partido, o PMDB, e evitar surpresas com uma suposta candidatura de oposição. Apesar de ter maior bancada, o PMDB perdeu espaço na Alerj, ao reduzir o número de deputados de 19 para 12.

PAULO MELO – Foi reeleito para o sexto mandato consecutivo. É líder do governo e presidente da Comissão de Constituição e Justiça e do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. Presidiu várias CPIS, como a do Propinoduto, que apurou corrupção de fiscais de renda.

DOMINGOS BRAZÃO – Empresário e ex-vereador do Rio. Eleito para o quarto mandato seguido. Em duas oportunidades, se apresentou como candidato à corrida pela presidência da Assembleia Legislativa, mas se retirou da disputa.

EDSON ALBERTASSI – Vai para o quarto mandato seguido. Antes, foi vereador em Volta Redonda. Preside, desde o governo Anthony Garotinho, a Comissão de Orçamento da Alerj. Foi relator dos processos de cassação de deputados no caso das fraudes do auxílio-educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário