domingo, 26 de setembro de 2010

Vegetais variados contra o câncer

Por Flávio Azevedo

Já que ontem (sexta-feira - 24 de setembro) foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Rio Bonito, acho que é interessante falarmos um pouco sobre Saúde. Como tem muita gente que não está acreditando na famigerada UPA, que tal não precisar aparecer por lá? Aliás, UPAs e hospitais estariam bem menos lotados se as pessoas diminuíssem a ingestão de alimentos cárneos, gordurosos e açucarados. Isso para não falarmos no etilismo e no tabagismo, leia-se bebidas alcoólicas e cigarro. Ingerir maior quantidade de frutas, legumes e verduras seria extremamente salutar!
Uma reportagem veiculada recentemente no jornal O Dia, dizia que frutas e verduras são armas poderosas e eficientes na luta contra o câncer de pulmão. O estudo foi publicado na revista ‘Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention’, da Associação Americana de Pesquisas Sobre o Câncer. Segundo os pesquisadores, para prevenir tumores, a diversidade dos alimentos é mais importante do que a quantidade. A fumaça do cigarro contém uma mistura complexa de substâncias que causam câncer. Por isso, é necessário combinar vários agentes protetores com efeitos benéficos para reduzir os riscos de ter câncer de pulmão.

Já o nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fábio Gomes, explica que os compostos dos alimentos dependem uns dos outros para serem ‘ativados’. “Logo que surgiram evidências que provaram que frutas e hortaliças têm elementos preventivos contra o câncer, a indústria farmacêutica começou a isolar essas substâncias para vender em formas de medicamentos. Entretanto, experimentos mostraram que, em cápsulas, os elementos não faziam efeito”, explicou, ressaltando que, em alguns casos, além de não fazerem efeito, os elementos isolados poderiam aumentar o risco do câncer.
– Quando você come uma fruta, você consome o elemento preventivo e outras vitaminas que só atuam juntas. Quanto mais elementos diferentes, maior é a interação e prevenção – explicou o nutricionista.

O nutricionista também afirmou que parar de fumar é a atitude preventiva mais importante para reduzir os riscos de câncer. ‘’Ele também destacou que é fundamental consumir, no mínimo, 400g de frutas e hortaliças por dia. “Se todos começassem a se alimentar adequadamente, em um ano 36% dos casos de câncer de pulmão seriam evitados. Boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos previne não só todos os tipos de tumores, mas também outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos”, orientou.

Segundo a reportagem, alguns alimentos são ricos em substâncias importantes para manter o metabolismo do corpo humano em perfeito funcionamento. Por exemplo, laranja, cenoura e banana, assim com todas as frutas e legumes de cor alaranjada ou amarela, são ricos em betacaroteno e alfacaroteno. O elemento tem o papel de inibir a multiplicação de células defeituosas e desordenadas, evitando câncer. Outra vantagem é que elas são antioxidantes, o que protege as células e impede que elas sejam atingidas por radicais livres.
Já a alface e a maçã, são alimentos ricos em quercetina, substância que ajuda a proteger as células de fatores cancerígenos. Temos também, a graviola, a pinha e a fruta de conde, riquíssimas em acetogenina, que promove e programa a morte de células cancerosas antes mesmo que elas comecem a se multiplicar (essas são excelentes).

Outros mais populares como tomate, goiaba e melancia, são ricos em licopeno, um super-antioxidante que impede que os radicais livres entrem nas células, evitando que elas se tornem defeituosas e se multipliquem desordenadamente, o que poderíamos dizer ser o início de uma neoplasia, ou seja, nova formação de células, que é o Câncer.
A pesquisa norte-americana foi realizada com 1,6 mil portadores de câncer de pulmão e avaliou o consumo de 14 frutas e 26 vegetais frescos, enlatados ou desidratados. Penso que vale à pena ser um pouco mais natural. O nosso corpo agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário