domingo, 12 de setembro de 2010

Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb) comemora Dia do Administrador com palestra

Por Flávio Azevedo


Com o objetivo de comemorar o Dia do Administrador, a Faculdade Cenecista de Rio Bonito (Facerb), ofereceu aos alunos do curso de Administração, a palestra “Educar – Educação Financeira, Módulo Master”. O evento aconteceu no auditório da Facerb, na noite da última quinta-feira, dia 9, quando é comemorado o Dia do Administrador. O palestrante foi o consultor da BM&F BOVESPA, Luis Ernesto Rodrigues Leitão. Dezenas de alunos acompanharam a palestra que oferece, segundo o administrador, “noções de negócios não só para o administrador, mas para os profissionais de todos os setores, porque saber investir é importante para todos os segmentos”.

A palestra, que foi aberta à comunidade, é fruto de uma parceria da Facerb com a Gerência dos Programas de Popularização da BM&F BOVESPA – a Nova Bolsa. “A nossa proposta é mostrar que existem outros investimentos além da poupança. Principalmente os jovens, precisam saber que, de acordo com as escolhas do presente, viverão um futuro com menos preocupação”, ressaltou o palestrante no início da preleção.

Contudo, de acordo com o consultor, “como o brasileiro vive muito exposto ao consumo, alguns hábitos são difíceis de ser mudados, sobretudo quando se é jovem”.
Para o palestrante, a preocupação das novas gerações deve ser com a aposentadoria, “porque não sabe se vai haver dinheiro para pagar as aposentadorias no futuro”. O cenário mostrado pelo consultor é preocupante. De acordo com ele, com o aumento da longevidade do brasileiro – a expectativa de vida aumentou de 60 para 73 anos –, o tempo para se aposentar aumentou “e pode aumentar ainda mais”.

– Quando o indivíduo aposentava com 53 anos, por exemplo, se ele vivesse até os 60 anos, a aposentadoria era paga somente durante sete anos. Com a expectativa de vida subindo para 73 anos, ele vai ficar 20 anos recebendo, o que é extremamente oneroso para o pagador – analisou Ernesto, destacando que “no passado quem contribuía sobre 10 salários mínimos, ao se aposentar, recebia cerca de sete salários. Hoje, essa realidade mudou e a expectativa é que no futuro todos recebam apenas um salário mínimo”.

Decisões importantes


Para o palestrante, as decisões de hoje serão determinantes para o futuro. Ele enfatiza que a pessoa deve optar por poupar, cortar despesas, escolher a profissão correta, buscar os melhores investimentos, saber os riscos que vai assumir etc. “Ou seja, fazer o que o brasileiro não está muito acostumado: pensar no futuro”, disse o consultor, que na ocasião, definiu o que é renda variável, renda fixa e alertou sobre a importância de se diversificar os investimentos.

– A pessoa não deve empregar todo o capital num único setor. Se você comprou ações de uma petrolífera, adquira também as ações de um banco, de uma mineradora etc., porque se um setor entrar em crise, os demais estarão sólidos e você não perderá tudo – explicou.

O melhor investimento

Investir em Educação, segundo o consultor, é uma iniciativa sempre vinda e um investimento garantido. “No passado, ter o ensino médio – antigo segundo grau – era muito bom. Depois, a exigência passou a ser nível superior, mas, atualmente, a pessoa para estar bem qualificada perante o mercado tem que ter NBA, e por aí vai. Portanto, investir em educação ainda é um investimento garantido”.

Ter cuidado com prestações que cabem no bolso – geralmente elas têm altos juros embutidos –, fugir dos juros e dos riscos, saber administrar o cartão de crédito, ter cuidado com o cheque especial, planejar o orçamento, conhecer as despesas fixas, variáveis e extras e planejar o futuro, “sempre pensando na aposentadoria e educação dos filhos”, são hábitos que devem ser praticados.

Previdência privada; ações; segurança e liquidez do negócio que receberá investimentos; rentabilidade; títulos de renda fixa; o que são ações; dividendos; saber avaliar uma empresa e o seu rendimento; noções sobre as corretoras e o seu papel; a postura do investidor, que pode ser conservador, moderado ou agressivo; foram conceitos apresentados e explicados durante a palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário