terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Avenida José Luiz Alves Antunes


Geralmente, aqui neste espaço, eu faço críticas aos nossos governantes – o que irrita profundamente os ‘puxa sacos’ de plantão. Várias figuras públicas do nosso município, entre eles o prefeito José Luiz Alves Antunes (DEM), já foram, e sempre serão, alvos dos meus comentários – positivos ou negativos. Aliás, penso que o nosso prefeito poderia fazer muito mais pelo município, como fez na sua primeira administração (1993 a 1996), quando chegou a ter, na época, 71% de aprovação do riobonitense.

Muita gente do grupo do prefeito concorda com esta observação, mas por covardia, receio de perder uma provável boquinha, ou por serem pessoas de espírito frouxo, postura comum de alguns brasileiros, não dizem nada! Pelo contrário, quando estão com o ‘chefe’, eles queimam o filme daqueles que têm coragem de fazer comentários negativos, que, às vezes, tem a única intenção de ajudar.

Aliás, Rio Bonito está cheio de gente que gosta de falar pelas costas! Na frente do patrão, hipocritamente, eles estão sempre sorrindo e dizendo que “tudo vai bem!”, por trás, porém, sempre estão reclamando, se queixando que Fulano ganha mais e trabalha menos, que Sicrano recebe, mas fica em casa, que Trajano não é merecedor da confiança que recebeu, enfim, uma corja!

Mas eu tenho aqui um elogio e um agradecimento ao chefe do Executivo, que na última semana criou o espaço que eu decidi chamar de “Avenida José Luiz Alves Antunes”. É que com o objetivo de aumentar as vagas de estacionamento no Centro da cidade, o prefeito tomou a iniciativa de mandar aterrar aquele espaço ocioso da estrada de ferro da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Como Rio Bonito tem uma grande frota de carros e motos, a iniciativa foi muito bem vinda.

O problema é que muita gente, inclusive, integrantes do próprio governo, não concordou com a atitude do prefeito. Eu, porém, que estou sempre criticando, desta vez concordo com a medida, e ao contrário dos ‘vaselinas’, (aqueles que só falam pelas costas), eu acho que os trilhos da ‘linha do trem’ que ficaram debaixo do aterro deveriam ter sido arrancados, para não corrermos o risco de vermos o nosso estacionamento voltar a ser uma inútil ferrovia (para nós). Finalmente, o prefeito agiu como chefe onde realmente a atitude não pode ser outra! Parabéns!

A retirada do pátio de manobra do Centro da cidade, desde 2005, tem sido pauta de muitas reuniões com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutra Terrestre (Denit) e da FCA, mas ninguém resolve nada e não querem resolver, porque essas entidades não respeitam as pequenas cidades! Penso que os municípios de menor porte, como Rio Bonito, não são respeitados, porque tem o rótulo de cidades onde o “povo é ordeiro”, uma baboseira que só favorece as classes dominantes. Na verdade, não tem ninguém ordeiro aqui! Basta olhar o trânsito da cidade! Por outro lado, o riobonitense, já há algum tempo, espera o surgimento de um líder que mobilize as massas na busca por um ideal.

Aproveito a oportunidade para sugerir que o prefeito tome iniciativa semelhante com a Estação Ferroviária, que se transformou em ruínas, abrigo de mendigos e foco de doenças como dengue, leptospirose, entre outras. Por conta dos desencontros do Dnit e da FCA, nós não podemos ficar com esta coisa horrorosa no coração da cidade. Pelo amor de Deus! Muita gente acha que a culpa é da Prefeitura, que realmente é culpada por uma série de problemas que o município enfrenta, mas essa situação, sejamos realistas, não pode ser creditada na conta da administração municipal.

O fato de estar concordando com o prefeito, não significa que eu ganhei ou estou pleiteando um empreguinho, uma boquinha, uma nomeação, um cargo, um DAS (assessoria), nada disso! Aliás, as minhas críticas a administração municipal, ou a qualquer outra figura pública, não são feitas, como é prática corrente de alguns, com a intenção de futuramente fazer um acerto ou alcançar uma vantagem. Aos que agem dessa forma, meus pêsames e meu desprezo! Inclusive, como os senhores e senhoras não se respeitam, também não são respeitados!

Uma reflexão: se você estiver engajado em algum grupo político, venda os seus serviços, mas nunca a sua alma, a sua integridade, sobretudo a sua opinião, porque isso é desonroso! Dinheiro é necessário e todos nós precisamos dele, mas não podemos esquecer a advertência de S. Paulo: “porque o amor ao dinheiro é raiz de toda espécie de males...” (1ª Timóteo 6.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário