terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Brasil é uma piada?


As piadas de péssimo gosto feitas no exterior sobre o Brasil me deixam indignados. Contudo, o brasilianista (estudioso de assuntos relacionados ao Brasil) Joseph Page, afirma que “ser alvo de piadas nos outros países significa que o país é conhecido e tem relevância global. Independentemente do que pensam os brasilianistas, eu acredito que todo brasileiro que tenha um mínimo de carinho pela sua pátria, não fica satisfeito quando vê a nação ser motivo de pilhéria mundo a fora.

No último mês de julho, quem fez uma dessas piadas foi o ator Sylvester Stallone. Vale lembrar que o ator filmou em 2009, no Brasil, o filme “Os Mercenários”. Stallone teria dito que você pode explodir o país inteiro e eles (os brasileiros) dirão “obrigado, e aqui está um macaco para você levar para casa!”.

O suposto comentário do ator, que no Brasil é idolatrado por ter interpretado personagens como “Rambo” e “Rocky Balboa” – todos eles sucesso de bilheteria, de locação e de audiência, quando passaram pela primeira vez na TV aberta – repercutiu mal. No Twitter, rede social da internet, a frase “Cala boca Stallone” foi uma das mais repetidas no mundo.

No dia seguinte, através da assessoria de imprensa do filme “Os Mercenários”, o ator se desculpou. “Eu sinceramente peço desculpas ao povo brasileiro. Todas as minhas experiências no Brasil foram fantásticas e eu recomendei para todos meus amigos que filmassem lá. Ontem, eu tentei fazer humor, mas fui infeliz. Tudo que eu sinto, pelo grande país que é o Brasil, é muito respeito. Novamente, peço desculpas!”.

Outro ‘hollywoodiano’ que fez um comentário jocoso sobre o Brasil foi o ator Robin Willians, em dezembro do ano passado. Durante uma entrevista sobre a cidade de Chicago ser derrotada pelo Rio de Janeiro na luta para sediar as Olimpíadas de 2016, o ator teria dito: “Chicago enviou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”.

Um episódio dos “Simpsons” – desenho animado que falando bem ou mal do Brasil é de péssimo gosto – também ridicularizou o país. O nome da história era “O feitiço de Lisa”. Com a intenção de ajudar um órfão chamado Ronaldo (nome de um famoso brasileiro. Seria coincidência?), Lisa manda dinheiro para ele no Rio de janeiro. Na trama, o garoto desaparece, e a família decide vir ao Brasil procurá-lo. Ao chegar, os Simpsons descobrem que a cidade um perigo. Têm macacos andando nas ruas e a criminalidade é grande, ao ponto de Homer ser sequestrado por um taxista. Na ocasião, a Fox, produtora do desenho, pediu desculpas ao Rio.

Um episódio recente do seriado americano “Law and Order" (Lei e Ordem), mostra uma empresa multinacional que tinha a promessa de um contrato para fazer a segurança dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro tentando corromper uma integrante do Comitê Internacional da Bélgica, para votar no Rio e garantir o negócio. O comitê organizador da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016 repudiou a história, e classificou o filme como “irresponsável e leviano”.

Tem ainda o longa “Turistas”, filmado em 2006, que podemos chamar de ridículo, porque o Brasil é retratado como um lugar perigoso. No filme, um grupo de turistas norte-americanos, que chega ao Brasil pensando apenas em sexo e drogas – eles até conseguem – é sequestrado, apanha, sofre tortura e acabam levados para uma clínica clandestina, onde têm os seus órgãos arrancados para transplante.

É desagradável ver tanto má vontade com a minha terra! Mas, por que será que o estrangeiro continua enxergando o Brasil como a tripulação de Pedro Álvares Cabral? Eu não sei se o amigo eleitor está lembrado, mas a carta à corte portuguesa, que detalhava a terra recém-descoberta descreve os ameríndios como exóticos. O problema é que em pleno século XXI, continuamos sendo olhados dessa forma.

Alguns estrangeiros pensam que em nossas cidades os macacos andam soltos pelas ruas, e que as brasileiras, como as índias encontradas aqui em 1500, andam desnudas de um lado para outro. E, pior, alguns acreditam que elas estão à espera dos turistas, para em troca dos dólares lhes oferecerem os prazeres da carne.

Talvez essa visão seja culpa nossa, porque, depois dos jogadores de futebol, o produto brasileiro mais procurado é o Carnaval, onde, infelizmente, algumas brasileiras comercializam a beleza de seus corpos sem nenhum pudor. Além disso, as notícias de brasileiros envolvidos em escândalos, simplesmente por não gostarem de trabalhar – por isso buscam o ganho fácil – certamente orientam, equivocadamente, o conceito dos estrangeiros sobre o Brasil e o seu povo.

É uma pena, mas eles deveriam conhecer os verdadeiros brasileiros! Aqueles que trabalham, correm atrás do pão de cada dia, batalham pela educação dos seus filhos e lutam por uma nação sem os parasitas que mostram, no exterior, uma imagem que não nos representa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário